Afrânio Melo fornece informações sobre a família BELLAGAMBA
ATENDIMENTO NÚMERO 1.301
Prezado Murilo, boa tarde.
Não encontrei na Hospedaria dos Imigrantes registros em nome de Adamo Bellagamba.
É preciso datas mais precisas de sua chegada.
Encontrei o arquivo do sobrenome BELLAGAMBA, pequeno, mas significativo e com dois
brasões muito bonitos.
BELLAGAMBA……………… 3 páginas, 2 brasões e 2 mapas com a localização do sobrenome nas regiões da Itália.
Bellagamba, sobrenome de origem italiana. É composto de Bella (bela) e Gamba que vem do Latim Medieval gamba que é derivado do grego kampé (pernas). Significando dessa forma “aquele que possui belas pernas” ou “aquele que caminhará sob uma linda estrada na vida”. As famílias Bellagamba e Gamba usam as mesmas armas. Antiga família Lazio, de virtude clara e ancestral, que se espalhou ao longo dos séculos em várias regiões da Itália. A origem dessa cognominação, para dizer o mínimo de genealogistas ilustres, deve ser procurada em um apelido, originário de um nome de saudação, que prometia ao progenitor um bom caminho na vida. Infelizmente, a escassez de escrituras nos priva do profundo conhecimento do momento em que essa família foi elevada à nobreza; apesar disso, no entanto, essa família, para dizer os Amayden, certamente foi incluída entre as coletadas no “Livro Dourado do Capitólio”, agora perdido, devido à ação malévola da época. Além disso, podemos nos sentir satisfeitos com nosso desejo de saber, já que os nomes dos membros da família Bellagamba são freqüentemente encontrados em documentos e atos notariais, desde os últimos séculos, dos quais aparece seu alto status. A esse respeito, lembramos: D. Matthias Bellagamba, Canon e Pronotário Apostólico de Roma.
Registra-se Morando Bellagamba, nascido em 1842, Itália e falecido em 23.02.1913, Bientina, Pisa, Toscana, Itália; casou-se com Maria Carlotti por volta de 1865. Registra-se Angelina Bellagamba, nascida em 27.04.1877, Itália e falecida em 19.07.1952, San Diego, Califórnia, EUA; casou-se com Eugène Cordeau por volta de 1895; filha de Giuseppe e Anna Carolina Bellagamba. Registra-se Lorenzo Bellagamba, nascido em 12.08.1825, Itália e falecido em 1903, St. Louis, Missouri, EUA; casou-se com Rosa Pirano por volta de 1850. Registra-se Maria Christina Bellagamba, nascida em 01.11.1891, São Paulo, São Paulo; casou-se com Domenico Lidi por volta de 1914; filha de Natale Bellagamba e Assumpta Borgh. Registra-se Adão Antunes Bellagamba, nascido em setembro de 1922, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil e falecido em 16.08.1997 na mesma localidade; filho de Zoé de la Vega Bellagamba, nascida na Argentina. Registra-se Dinorah Bellagamba, nascida em 1910, Rio de Janeiro, RJ, Brasil e falecida por volta de 1989; casou-se com Estevam Alexandre Bellagamba, nascido em 1905, Rio de Janeiro, RJ, Brasil e falecido em 01.071934; filho de Francesco Bellagamba e Cilla Thereza Cachoni Bellagamba. Tiveram um filho: Marcos Folladella Bellagamba, nascido em 10.03.1930, Niterói, RJ, Brasil e falecido em 29.06.1984. Registra-se Vittoria Bellagamba, nascida em 23.04.1896, Capivari, São Paulo, Brasil; filha de Antonio Bellagamba e Santa Trombino. Registra-se Anna Camila Bellagamba Cachoni Bellagamba, nascida em 13.11.1899, Rio de Janeiro, RJ, Brasil; filha de Francesco Bellagamba e Cilla Thereza Cachoni Bellagamba.
Não encontrei os nomes que você me envia para pesquisa.
Muito difícil esse sobrenome.
Espero que goste e atenda um pouco mais sua busca das origens.
Abraços
Afrânio Franco de Oliveira Mello
afranio@tintaspig.com.br
Observação:
“Estas informações estão sendo fornecidas gratuitamente e serão publicadas na edição virtual do Jornal Cultural ROL – (www.jornalrol.com.br).
A não concordância com esta publicação deve ser informada imediatamente.
Gratos”
- Jeane Tertuliano: 'Rebeldia' - 3 de janeiro de 2023
- Carolina Michel: 'Por onde anda o AMOR?' - 27 de outubro de 2022
- Carolina Michel: 'Perder ou ganhar' - 1 de outubro de 2022
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros, Editor-Geral do Jornal Cultural ROL e um dos editores do Internet Jornal. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA. Membro Fundador das seguintes entidades: Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA; Academia Hispano-Brasileña de Ciências, Letras e Artes – AHBLA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALLA e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 7 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Dr. h. c. em Literatura, Dr. h.c. em Comunicação Social, Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro e Honorável Mestre da Literatura Brasileira; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia e Associação Literária de Tarrafal de Santiago, Embaixador Cultural | Brasil África – Adido Cultural Internacional