Ato de equilíbrio
Deus traz provações que assustam e trazem dor, mas logo acalma a alma com paz e misericórdia. Ele não nos deixa sofrer e nos cobre de sorrisos.
Natural de Elegandal, Índia, pediatra aposentado, agora conhecido pelo pseudônimo Elanaaga, é poeta, escritor, tradutor e crítico renomado nas áreas de literatura telugu e inglesa. Autor de 41 livros. Seus trabalhos incluem livros de verso livre, geyams ou canções, poemas métricos, poesia e prosa experimental, ensaios críticos, contos etc. Traduziu, dentre outras, histórias latino-americanas, histórias africanas e histórias de Somerset Maugham. Traduziu também para o inglês obras de escritores veteranos de língua telugu, como Vattikoata Alwaru Swamy e Dasarathi Krishnamacharyas. Em 2023, recebeu um prêmio internacional de ‘Melhor Poeta’, concedido pela organização Ukiato, por sua coleção de poemas em inglês, ‘Dazzlers’, traduzida para 25 idiomas. Seus artigos continuam a aparecer regularmente em periódicos em telugu e inglês. Alguns foram publicados em Indian Literature, Muse India etc. No mesmo ano, foi vencedor do prestigiado Kendra Sahitya Akademi Award, pela sua tradução da biografia 'Ghalib Naati Kaalam' para o Telugu.
Deus traz provações que assustam e trazem dor, mas logo acalma a alma com paz e misericórdia. Ele não nos deixa sofrer e nos cobre de sorrisos.
O mundo parece escuro e as pessoas ao redor estão sem luz. Mas a reflexão traz a solução: a cura está em lavar a escuridão acumulada dentro de si mesmo.
O texto reflete a insatisfação de um ser humano em relação ao que ele deseja. E, tão logo o alcança, o desejo por outra coisa toma sua atenção, de forma ansiosa.
Surendra Nagaraju: Poem ‘Time teaches’ Until responsibilities frightened me,I didn’t realize the value of childhood.Until I lost my way in the deep woods,I didn’t recognize the delight of the backyard. Elanaaga Facebook WhatsApp O tempo ensina Até que as responsabilidades me assustassem,eu
Apesar de ter olhos, não consigo ver coisas belas. Embora tenha ouvidos, não consigo ouvir notas doces. Tenho um coração, mas nele não nascem sentimentos.
Corri com uma espada na mão para decepar a cabeça de um homem arrogante, mas, comovido por seu sorriso afetuoso, ofereci-lhe flores, caí de bruços a seus pés…
Tendo enriquecido, experimentei todos os luxos, mas passando um dia com um indigente, que é um exemplo de virtude, percebi que sou o mais pobre.