Região de Itapetininga recebe oficinas gratuitas de leitura do Programa ‘Ler é uma Viagem’
Com patrocínio da CCR SPVias, a “Oficina de Mediação de Leitura com Dom Quixote” visa ampliar as possibilidades de atuação de professores, educadores e demais profissionais interessados na leitura
O programa “Ler é uma Viagem”, aprovado na Lei Rouanet e que recebe patrocínio da CCR SPVias por meio do Instituto CCR para realizar projetos de incentivo à leitura em mais de 50 cidades brasileiras em 2015, retorna à região de Itapetininga, em São Paulo, apresentando agora a “Oficina de Mediação de Leitura com Dom Quixote”. No dia 19 de outubro estará na cidade de Itararé, dia 20 em Capela do Alto, 21 em São Miguel Arcanjo e no dia 22 chega a Itapetininga.
Com vagas limitadas, a oficina é direcionada aos professores, educadores, bibliotecários, artistas e pessoas interessadas no tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail contato@lereumaviagem.com.br. Basta informar nome completo, cidade e horário que deseja participar.
Responsável por transmitir todo o conteúdo aos participantes, a socióloga Amanda Leal de Oliveira, é mestre e doutora pela ECA-USP, pesquisadora e especialista em processos de mediação de leitura e apropriação da cultura escrita. Segundo ela, a mediação de leitura proporciona a experiência de ler um texto das mais variadas formas: em voz alta, ao pé do ouvido, performances teatrais e outras maneiras de despertar o prazer de ler. A oficina, portanto, visa estimular os participantes a realizar atividades em que a leitura seja vivida de forma integrada a outras linguagens, como música e elementos visuais, despertando diferentes sentidos e estímulos no leitor. “A mediação de leitura permite que todos usufruam do contato com o texto, mesmo aqueles que não são alfabetizados ou têm resistência aos livros tradicionais”, destaca a socióloga.
A “Oficina de Mediação de Leitura com Dom Quixote” se divide em dois momentos. No primeiro, os participantes são convidados a “viajar” pelos caminhos fantásticos da literatura, acompanhados por leitura pública com música ao vivo, sob a direção da atriz Élida Marques, que é idealizadora do “Ler é uma Viagem” e interpreta o próprio Dom Quixote de La Mancha, acompanhada pelo músico Eduardo Contrera, no violão e na percussão, no papel do fiel escudeiro Sancho Pança. Já a segunda parte, os participantes experimentam as técnicas de mediação de leitura, aumentando o repertório e ampliando a atuação literária.
O projeto chega às cidades em uma parceria da CCR SPVias com as secretarias municipais de educação das cidades envolvidas.
SERVIÇO:
Oficina de Mediação de Leitura com Dom Quixote
Realização: Programa Ler é uma viagem
Patrocínio: CCR SPVias e Instituto CCR
19/10 – Itararé/SP
Horários – 14h as 16h
Local: Salão XV – Rua XV de Novembro, 931 – Centro
20/10 – Capela do Alto/SP
Horários – 9h as 11h
Local: Secretaria da Educação – Rua Tiradentes, 60 – Centro
21/10 – São Miguel Arcanjo/SP
Horários: 14h as 16h
Local: Centro Comunitário (Sede do Fundo Social) – Rua Rui Barbosa, 607 – centro
22/10 – Itapetininga/SP
Horários: 9h as 11h
Local: Secretaria Municipal de Educação – Rua Padre Albuquerque, 940 – Centro
Lei de incentivo
Aprovado pela Lei Rouanet, o Projeto tem patrocínio integral do Grupo CCR e percorrerá 50 cidades dentro da abrangência das rodovias somente em 2015. A ação faz parte do programa “Estada para Cidadania” da CCR, e incluirá sessões de leitura pública com música ao vivo e oficinas de leitura e escrita criativa para educadores.
Sobre a CCR SPVias
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.