Indicado pela Editora Setorial Cláudia Lundgren, Marcus Hemerly abrilhanta ainda mais o Quadro de Colunistas do Jornal ROL!
Marcus Hemerly, 31, é natural de Cachoeiro de Itapemirim/ES.
Formado em Direito, é servidor do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo.
Autor da obra ‘Verso e Prosa: Excertos de Acertos’ e coautor em antologias poéticas e de contos, gravitando em torno da poesia, suspense, terror, policial e fantasia.
Colunista de cinema e literatura, é membro de academias literárias e recebeu os prêmios ‘Monteiro Lobato’ na modalidade ‘Revelação’, em 2019, além do ‘Prêmio Cidade de São Pedro da Aldeia de Literatura’, promovidos pela LITERARTE.
Foi um dos vencedores do concurso internacional de poesias ‘Covid Times Poetry’, promovido pela ONG WHD – World Humanitarian Drive.
Em 2020 foi agraciado com o Título de Doutor Honoris Causa em Literatura, pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Históricos e Filosóficos, com a Comenda Olavo Bilac Príncipe dos Poetas e o Título de Cavaleiro Comendador da Ordem de Gotland, pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA).
Hemerly inicia sua colaboração no ROL promovendo a Antologia ‘Lírica Urbe’ – Uma Declaração de Amor às Cidades’, da qual é organizador, ao lado de Ana Angélica Ferrazi, bem como com o poema ‘Avenida Paulista’.
ANTOLOGIA ‘LÍRICA URBE’ – UMA DECLARAÇÃO DE AMOR ÀS CIDADES
Uma cidade, não apenas um mero espaço de vivência, o cenário de uma viagem, ou uma recordação prezada, descortina um amplo terreno fértil de emoções. Nossas cidades natais, lugares inspiradores ou cuja visita ansiamos ardorosamente, memórias boas, ruins, ou em tom de expiação. Urbe, como sinônimo das selvas de pedra, inserido no contexto sensível e etéreo da poesia; numa retratação em tom lírico dos desdobramentos humanos nos emaranhados de edificações.
Todas as formas de inspiração num interagir poético com o tema ‘cidades’, serão aproveitados, nos mais diversos gêneros poéticos. Sonetrix, aldravia, quinta, spina, camaquiano, camolê. Estilos experimentais do Recanto das Letras como ecosys, pluribus, paralerimas, entre outros, serão igualmente bem-vindos. Sinta-se à vontade, seja criativo. Aguardamos sua participação, inserindo a poesia de um dos organizadores, numa homenagem à cidade de São Paulo, como forma de exortar demais autores a expressar e compartilhar seus sentimentos e histórias.
Avenida Paulista
Como pode apenas um nome!?
Singelo conjunto de palavras,
Em nossa mente enleva renome,
Açoita-nos como frias aldravas.
Que saudade da terra da garoa,
Frio cortante, ventania que ressoa,
Mensagem do vento a contento,
Seca as lágrimas de meu tormento.
Seu imponente Ipiranga, que inspiração!
Versos patrióticos em viva composição,
Na metrópole, não perdi a minha fé,
Encontrei meu amor, lá na praça da Sé.
Num peregrinar livre de pensamentos,
Arfar suave, imbuído de sentimentos,
Saborear gotas de chuva, memória benquista,
Quando cruzei a bela Avenida paulista!
Marcus Hemerly
Aos interessados, consignamos o edital para a seletiva.
Organizadores: Marcus Hemerly, Ana Angelica Ferrazi.
Regras:
- A seletiva ficará aberta inicialmente de 02/11 a 30/12 ou até atingir o mínimo de 30 autores, podendo ser encerrada antecipadamente caso obtenha seu número mínimo antes do prazo mencionado, também poderá ser prorrogada, caso tal limite não for atingido durante data para inscrições.
- No caso da quantidade viável para publicação ser preenchida no período do edital, serão abertas novas vagas, para que sejam avaliadas, e tenham suas composições publicadas na Antologia.
- Cada autor enviará 2 poesias com no máximo uma lauda cada, temática relacionada à sinopse/edital, obras inéditas ou já publicados serão válidas, seu(s) título(s) deve (m) estar em arquivo Word.
- No caso de uma poesia que exceda o limite da formatação, contará como duas, preenchendo a cota do autor, caso ele(a) deseje publicar tal texto.
- Serão aceitos duetos poéticos, contanto que haja o consentimento do(a) autor (a) que será creditado(a) ao lado da pessoa selecionada.
- A(s) poesia(s) não deve (m) ultrapassar 1 lauda de tamanho a4, e também não poderão estarem nomeadas com o título da Antologia ‘Lírica Urbe’.
- (Não envie o seu texto no corpo do e-mail, todos os dados são dentro do arquivo Word, Textos, endereço, biografia de 10 linhas)
- Tamanho 12, fonte Times New Roman, espaçamento 1,0.
- Abaixo do texto estará o seu nome completo, cidade, estado, e endereço para o envio do livro, pequena biografia escrita em terceira pessoa e que preferencialmente não exceda 10 linhas.
- Uma foto de perfil de boa qualidade separada do texto. (Arquivo anexo)
- Assunto do e-mail: “Lírica Urbe”
- E-mail: antologia.liricaurbe@gmail.com
- Valor: 55 reais, para custeio de capas, envio do livro, correios, certificados, flyers de divulgação, ISBN, revisão e diagramação.
- Cada autor terá direito a 1 exemplar, e cada exemplar extra ficará por 25 reais.
- O autor no ato da aprovação das poesias receberá o contrato e o mesmo deverá ser assinado e enviado junto com o comprovante, assim confirmando sua presença no livro.
- Os autores que tiverem suas candidaturas incompletas no prazo estipulado pelos organizadores, poderão serem substituídos por outras que atendam aos requisitos do edital (candidaturas regulares).
Observações:
– Permitida a participação de autores menores de idade, desde que o contrato seja assinado por um responsável maior de 18 anos.
– Permitida a participação de estrangeiros, desde que possuam algum endereço de residência no Brasil para o envio do livro.
O autor cede à editora o direito de revisar os textos enviados.
– Formas de pagamento: depósito/transferência – Banco do Brasil – Ag: 0379-4 Cc: 302979-4 CPF: 33544550806, em favor de Ana Angélica de Paula Ferrazi
Demais formas de pagamento: Boleto, Picpay, Paypal – tem um acréscimo de 1,50.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024