Colunista do ROL, Alcina Maria compartilha a poesia brasileira com o mundo!
Objetivando destacar a palavra sem se importar com o idioma, como vínculo de humanidade, agente da paz, unidade, cooperação etc., a Hermandad Literaria Rosa Branca promoveu o 1º Encontro Literário – Internacional ‘Dia Mundial da Palavra 2020’.
A ideia era publicar um vídeo de 5 minutos, indicando o nome, a cidade e o país, na página da Hermandad Literaria Rosa Branca, no Facebook (https://www.facebook.com/Encuentro-Hermandad-Literaria-Rosa-Blanca-105374924722917), destacando a palavra, e os autores deveriam ler um poema de sua autoria, com tema livre.
A Hermandad Literária Rosa Branca é uma instituição que representa os diversos campos e gêneros literários cultivados pelos escritores, fomentando a integração dos criadores e buscando a melhor forma de promovê-los e difundir suas obras a nível internacional e sem fronteiras, mediante a plataforma WEB da entidade e das mais importantes redes sociais, buscando a integração universal dos escritores.
Alcina Maria Silva Azevedo, com o poema ‘Poesia’, foi uma das brasileiras que participaram desse projeto disseminador da paz, da unidade, da cooperação, como um vínculo de humanidade!
Abaixo, a participação dela com o texto ‘Poesia’ e o vídeo correspondente.
POESIA
A alma do poetaSente as coisas de forma diferente
No sofrimento ele vê aprendizado
E sofre calado.
Na despedida:
Tem a alegria de um amor vivido.
E na perda, ele vê renovação.
O seu coração pulsa diferente
Pois sofre contente.
Em tudo ele busca um novo sentido!
Uma razão a mais para viver feliz!
Iluminar mais um dia! E fazer muita poesia.
Abaixo, o vídeo apresentado por Alcina no encontro (copie e cole, para assistir):
https://www.facebook.com/messenger_media?thread_id=100000210820829&attachment_id=687014641977617&message_id=mid.%24cAAAAAMXrNWh8s1JU5l2gguDWLE4y
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024