dezembro 06, 2025
Príncipes também são sapos
O mistério da rua sem saída
Cooperar é melhor que competir!
Ouro derretido à deriva
Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias
O caminho
Dezembro
Últimas Notícias
Príncipes também são sapos O mistério da rua sem saída Cooperar é melhor que competir! Ouro derretido à deriva Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias O caminho Dezembro

FEBACLA abre inscrições para o recebimento de propostas de Acadêmicos para ocuparem Cadeiras Patronímicas, com Título de Acadêmico Efetivo

image_print

A Solenidade de Posse Acadêmica ocorrerá no dia 27 de março de 2021, às 16h, e será virtual, através do aplicativo Google Meet 

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES
EDITAL DE POSSE ACADÊMICA Nº 0201.001/2021

A DIRETORIA EXECUTIVA da FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES – FEBACLA, no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo Estatuto Social que disciplina o processo de provimento de vagas em suas cadeiras acadêmicas, faz saber a quem interessar que estão abertas as inscrições para recebimento de propostas de Acadêmicos para ocuparem Cadeiras Patronímicas, com Título de Acadêmico Efetivo, nas seguintes categorias:

– ACADÊMICO NACIONAL DE GRANDE HONRA

ACADÊMICO INTERNACIONAL

Poderá ser acadêmico escritores, artistas de relevo ou pessoa de notória cultura ligada a movimentos culturais de comprovada relevância. Também poderá ser Acadêmico Titular quem houver produzido trabalhos de valor literário, científico, cultural e/ou de pesquisa e/ou tiver prestado inestimáveis serviços à comunidade no exercício de cargos ou funções públicas e/ou privadas.

A qualidade de Acadêmico Nacional ou Internacional é vitalícia (Perpétua). As propostas dos candidatos deverão ser acompanhadas dos seguintes requisitos: Envio de uma minibiografia, uma foto, endereço completo e contatos telefônicos.

O ingresso em uma das CADEIRAS PATRONÍMICAS IMORTAIS possui custos de paramentos (confecção de Pelerine, Diploma de posse acadêmica, Diploma e Medalha Mérito Acadêmico).

 CATEGORIA ACADÊMICO NACIONAL DE GRANDE HONRA    

(ESTÃO DISPONÍVEIS AS SEGUINTES CADEIRAS)

Cadeira nº 21 Patrono ALDIR BLANC – Foi letrista, compositor e cronista brasileiro. Médico com especialização em psiquiatria, abandonou a profissão para se tornar compositor e um dos grandes letristas da história da música brasileira.

Cadeira nº 68 Patrono ANTÔNIO PARREIRAS – Foi um pintor, desenhista, ilustrador, escritor e professor brasileiro. Suas pinturas paisagistas podem ser consideradas como representação de paisagens e momentos, acontecimentos considerados sublimes.

Cadeira nº 69 Patrono OSCAR PEREIRA DA SILVA – Foi um pintor, desenhista, decorador e professor brasileiro da passagem do século XIX para o século XX.

Cadeira nº 71 Patrono ELISEU VISCONTI – Foi um pintor, desenhista e designer ítalo-brasileiro ativo entre os séculos XIX e XX. É considerado um dos mais importantes artistas brasileiros do período e o mais expressivo representante da pintura impressionista no Brasil.

Cadeira nº 73 Patrona MARIA FIRMINA DOS REIS. -Foi uma escritora, professora, musicista e a criadora da primeira escola mista do Brasil. Sua obra consiste em uma novela indianista chamada Gupeva (1861), o livro de poesias Cantos à beira-mar (1871), o conto A escrava (1887), além de composições musicais. Seu livro mais conhecido é Úrsula, romance abolicionista de 1859.

Cadeira nº 74 Patrono JOÃO MOHANA – Foi um padre, médico e escritor brasileiro. Em 1952 lançou seu primeiro livro, o romance O outro caminho, pelo qual recebeu o prêmio Coelho Neto da Academia Brasileira de Letras. Apesar de ter sido a seguir medicina, sua grande vocação era o sacerdócio e, em 1955, após a morte de seu pai, entrou para o Seminário de Viamão, no Rio Grande do Sul, tornando-se padre em 1960. Em 1970, foi eleito membro da Academia Maranhense de Letras, ocupando a cadeira nº 3.

Cadeira nº 77 Patrono ODYLO COSTA FILHO – Foi um jornalista, cronista, novelista e poeta brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras.

Cadeira nº 76 Patrono GUILHERME DE ANDRADE DE ALMEIDA – Foi um advogado, jornalista, heraldista, crítico de cinema, poeta e tradutor brasileiro.

Cadeira nº 78 Patrono JOSUÉ MONTELLO – Foi um jornalista, professor, teatrólogo e escritor brasileiro.

Cadeira nº 79 Patrona LADJANE BANDEIRA – Foi uma poetisa, crítica de arte, artista plástica, jornalista, teatróloga e escritora brasileira.

Cadeira nº 80 Patrono ADEMAR TAVARES – Foi um advogado, professor, jurista, magistrado e poeta brasileiro. Ocupou a cadeira nº 11 da Academia Brasileira de Letras, sendo eleito em 25 de março de 1926.

Cadeira nº 81 Patrono PAULO GOULART – Foi um ator, dramaturgo, diretor e escritor brasileiro, considerado um dos maiores talentos do teatro, do cinema e da televisão brasileira.

CATEGORIA ACADÊMICO INTERNACIONAL  

(ESTÃO DISPONÍVEIS AS SEGUINTES CADEIRAS)

Cadeira nº 23 Patrono BERNADINO RAMAZZINI – Foi um médico italiano, escritor e professor universitário.

Cadeira nº 103 Patrono MICHELANGELO – Foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.

Cadeira nº 106 Patrono MOZART – Foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico. Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce.

Cadeira nº 108 Patrona SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN – Foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prêmio Camões, em 1999.

Cadeira nº 110 Patrono WILHELM CONRAD RONTGE – Foi professor na Universidade de Estrasburgo entre 1876 e 1878, foi posteriormente catedrático na Universidade de Munique e diretor do Instituto de Física. Em 1895, descobriu que determinado tipo de radiação, a que chamou raios X, podia atravessar corpos sólidos e delimitar, por exemplo, a imagem do esqueleto. A radiação, inicialmente denominadas raios de Roentgen (ou “röntgen”) em homenagem a seu descobridor, foi utilizada para o diagnóstico médico, mas depressa adquiriu grande importância na técnica de tratamento dos materiais, sendo usada para a determinação dos limites de fissura das peças. Contudo, quando se constatou que os próprios raios X podiam desencadear diversos tipos de doenças cancerígenas, sua utilização se restringiu rapidamente ao tratamento de certas doenças, como os tumores. Como reconhecimento por suas investigações, Roentgen recebeu, em 1901, o primeiro Prêmio Nobel de Física, que lhe foi atribuído porque sua descoberta significava uma nova era para a física e uma revolução no diagnóstico médico.

Cadeira nº 111 Patrono ALEXANDER FLEMING – Foi um biólogo, botânico, médico, microbiólogo e farmacologista britânico. Autor de diversos trabalhos sobre bacteriologia, imunologia e quimioterapia, notabilizou-se como descobridor da proteína antimicrobiana lisozima, em 1923 e da penicilina em 1928, pela qual foi laureado Nobre de Fisiologia ou Medicina em 1945, juntamente com Howard Florey e Ernst Boris Chain.

Cadeira nº 112 Patrono THOMAS EDISON – Foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua maior invenção foi da lâmpada elétrica. Chegou a registrar um total de 1.033 patentes. É de sua autoria a frase “Um gênio se faz com um por cento de inspiração e noventa e nove de esforço”.

Cadeira nº 113 Patrono ISAAC NEWTON – Foi um astrônomo, alquimista, filósofo, teólogo e cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático.

Cadeira nº 114 Patrono EUCLIDES de Alexandria – Foi professor, matemático platónico e escritor grego, muitas vezes referido como o “Pai da Geometria”.

Cadeira nº 115 Patrono LOURENÇO DE MÉDICI – Foi um estadista italiano, soberano de facto da República Florentina durante o Renascimento italiano. Conhecido como Lourenço, o Magnífico por seus contemporâneos florentinos, foi um diplomata, político e patrono de acadêmicos, artistas e poetas.

Cadeira nº 116 Patrono RAFAEL SANZIO – Foi um grande mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento Italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras.

Cadeira nº 117 Patrona EMILY DICKINSON – Foi uma das maiores escritoras do século XIX, uma das raras mulheres a praticar literatura com propriedade ainda naquele século, o qual só tinha como tradições literárias femininas ainda somente a literatura inglesa ou francesa, e Emily era norte-americana.

A Solenidade de Posse Acadêmica será virtual através do aplicativo Google Meet.

Data: 27 de março de 2021 às 16h.

 À véspera do evento, os homenageados receberão o link da sala virtual.  

OBS. O prazo para adesões vai até o dia 10 de fevereiro de 2021.

Informações:

WhatsApp (21) 98264-5612

Ou através dos seguintes e-mails:

febacla.artes.literatura@gmail.com

febacla@outlook.com.br

 Os homenageados receberão suas honrarias com antecedência via correio.

 

 

 

 

 

 

 

Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho
Últimos posts por Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Acessar o conteúdo