setembro 19, 2024
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba
Exposição de Artes Janelas do Brasil
Homenagem ao concurso Miss Brasil
O luar e o amor
Aldravia (3)
Em toda estação há solidão
Penso em ti e logo te quero
Últimas Notícias
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba Exposição de Artes Janelas do Brasil Homenagem ao concurso Miss Brasil O luar e o amor Aldravia (3) Em toda estação há solidão Penso em ti e logo te quero

Cantado em clássicos do forró e contado em rimas de cordel, o espetáculo Cordel Viajante estreia dia 07 de março

O espetáculo musical Cordel Viajante é uma viagem musical pela cultura popular brasileira, que une forró, poesia de cordel e xilogravura

O espetáculo musical Cordel Viajante, que faz apresentações online pelo Youtube de 07 de março a 11 de abril, é uma viagem musical pela cultura popular brasileira, que une forró, poesia de cordel e xilogravura. O projeto é do Núcleo Artístico Forró do Candeeiro, com texto do poeta e escritor baiano Marco Haurélio e direção de João Paulo Lorenzon.

O show conta a história de Juarez, que viaja pelo sertão nordestino para reencontrar sua amada Maria, depois de tentar a vida na cidade grande. É em busca de seu amor e de suas raízes que ele atravessa esta jornada musical. O público acompanha a viagem mergulhando nas paisagens, sensações e particularidades do sertão nordestino através da música e da poesia de cordel. A viagem atinge o seu ápice quando ele, enfim, reencontra Maria, em meio a um céu estrelado e a uma linda Festa de São João.

Juarez é a personificação do povo forte nordestino, em diversas gerações de migrações Brasil afora, castigado pela saudade de viver distante de sua terra natal. As memórias e sentimentos impulsionam sua caminhada cheia de sonho e poesia, através dos símbolos do sertão.

O Núcleo Artístico Forró do Candeeiro mescla os ritmos do forró, baião, xaxado, galope e rastapé às métricas do cordel e dá voz ao repertório musical repleto de clássicos do forró e cantigas juninas levando o público a cantarolar, dançar e vibrar nesta jornada musical. No repertório estão clássicos do forró de Gonzagão, Dominguinhos, Sivuca, Trio Nordestino, Gil, Zé Dantas, Antônio Barros, Assissão, Humberto Teixeira.

O personagem Juarez ganha vida com a atriz Rosa Piscioneri, que dá voz à sua jornada declamando rimas e versos através do repertório musical.

Para dirigir o espetáculo, o grupo convidou o ator e diretor João Paulo Lorenzon, que fundou e dirige a Espaço Mágico Escola de Teatro e a Companhia Espaço Mágico. A poesia de cordel é de autoria do poeta e escritor Marco Haurélio, pesquisador da literatura de cordel e do folclore brasileiro, com mais de 50 publicações no currículo.

O texto, de grande sensibilidade, musicalidade e métrica específica conta a história carregando conhecimento, questões sociais e a sabedoria da cultura nordestina por meio de rimas. O cenário foi criado por Dhiego Bueno, com ilustrações em xilogravura do artista Cadú (Xilogravuras do Benedito). Muito comum no Nordeste nas estampas dos livretos de cordel, o cenário dialoga com o texto em cordel e com as músicas trazendo símbolos dessa jornada sertaneja.

Sobre o Núcleo Artístico – Forró do Candeeiro
O Grupo é composto por Daniel Doctors (baixo e voz), Ed Encarnação (zabumba), Fabio Katz (guitarra e voz) Julia King (voz), Rodrigo Scarcello (sanfona e voz), Wellington Tibério (percussão) e Camilo Zorrilla (percussão). O grupo nasceu de uma ramificação do Forró do Cruzeiro que realizava apresentações em praças públicas em eventos comunitários na cidade de São Paulo para comemorar o São João. O espetáculo Cordel Viajante uniu o grupo para exaltar e homenagear a riqueza da cultura popular nordestina, em suas diversas linguagens.

Ficha técnica

REALIZAÇÃO:

Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultural e Economia Criativa

BANDA FORRÓ DO CANDEEIRO – PROJETO CORDEL VIAJANTE

VOZ: JULIA KING
SANFONA E VOZ: RODRIGO SCARCELLO
BAIXO E VOZ: DANIEL DOCTORS
GUITARRA E VOZ: FÁBIO KATZ
ZABUMBA: ED ENCARNAÇÃO
PERCUSSÃO: CAMILO ZORRILLA
TRIÂNGULO: WELLINGTON TIBÉRIO
NARRAÇÃO/ ATRIZ:  ROSA PISCIONERI

EQUIPE TÉCNICA:
IDEALIZAÇÃO E PRODUÇÃO – JULIA KING
DIREÇÃO MUSICAL – DANIEL DOCTORS

PRODUÇÃO MUSICAL: RODRIGO SCARCELLO

TEXTO/POESIA DE CORDEL: MARCO HAURÉLIO FERNANDES FARIA
DIREÇÃO DE CENA: JOÃO PAULO LORENZON
FIGURINO: VICTORIA CONSTANTINO
ILUMINAÇÃO: LÚCIA GALVÃO
SONORIZAÇÃO E OPERAÇÃO DE SOM: CAIO ALARCOM
EQUIPE DE FILMAGEM: VM VIDEOS CINEMATOGRÁFICOS (VITOR MIRANDA E JOÃO MANTOVANI)
FOTOGRAFIA: CAIO GALUCCI
CENOGRAFIA: DHIEGO BUENO
ILUSTRAÇÕES: CADÚ (XILOGRAVURAS DO BENEDITO)
ASSESSORIA DE IMPRENSA: POMBO CORREIO
GRAVADO EM SÃO PAULO, NO TEATRO VIRADALATA

Serviço:
Dias e horários: 07/03, 14/03, 21/03, 28/03, 04/04 e 11/04 às 16h
Duração: 1h
Classificação Indicativa: Livre
Grátis pelo canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCho_0yfQAaQa5Af9h7Iaqfw?guided_help_flow=5

Acompanhe o grupo:
Facebook: https://www.facebook.com/forrodocandeeirosp
Instagram: @forro_do_candeeiro

 

 

 

 

 

 

 

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo