novembro 22, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

No Quadro de Colunistas do ROL, a versatilidade artística e literária de Grazielle Sabino!

image_pdfimage_print
Grazielle Sabino

Grazielle Sabino, com as palavras, tece longos e belíssimo textos literários!

Grazielle Souza Santos Sabino é sócia proprietária da Loja Cult Vip – 100% Artesanal, empreendedora atuante no ramo das artes, com ênfase no artesanato fino e não seriado.

Natural de Manhumirim/MG e residente na cidade mineira de Ponte Nova, possui Qualificação Life Coaching, Capacitações em Mediação/Gestão de Conflitos e Facilitadora de Processos pelo Gotland Instituto Cultural de Educação e Artes.

Bacharelando em Direitos Humanos com ênfase em Ciências Sociais pela OMDDH, é escritora, poeta, cronista, artesã-artista e acadêmica fundadora e efetiva da Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais – ACLA/MG, com sede em Manhuaçu/MG, ocupando na atualidade o cargo de Vice-Presidente desta.

Recebeu Menção Honrosa em sua participação no Concurso Literário Interno de Literatura 2019 – Prêmio Professor Kleber Rocha realizado pela ALEPON com o projeto de seu livro SYNTOMAS – Mixtura Degradé (em vias de publicação). Premiada com o Selo de Prata no Prêmio Poético-Literário Pena Dourada. Integrou a 2ª Antologia Essências da Região dos Lagos, e teve uma de suas poesias publicadas no livro: Destaques na Poesia em 2011. Participou também da Coletânea Maravilhosas Mulheres em Versos e Prosa e da IV Seletiva para a IV Coletânea Século XXI, tendo duas poesias selecionadas e publicadas (2013).

Outorgada como Dama Comendadora de Justiça na Soberana Ordem de Cavalaria Príncipe da Paz, Embaixadora da Paz pela Academia do Santo Patriarca Abrahão de Ciências, Letras e Artes, Dama de Justiça na Soberana Orden Militar Del Deber Sagrado (Venezuela), “Embaixadora da Paz” pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix (Suisse/France), Embaixadora da Paz” pela Organização Mundial dos Defensores de Direitos Humanos (OMDDH), Sócia Correspondente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (ALEPON), Membro Acadêmico Correspondente Interestadual da Academia Boituvense de Letras e Artes (ABLA).

Voluntária em vários projetos sociais, foi condecorada com a Estrela do Mérito Humanitário pela Academia Brasileira para Preservação dos Valores Cívicos e Culturais e Associação Caritativa e Humanitária das Ordens de Cavalaria da França.

Homenageada com os títulos : Essas Mulheres Maravilhosas; Mulheres Valorosas do Brasil; Litterae Scientia Ars Mulier (Mulher das Letras, Ciências e Artes) ; Escritora e Poetisa da Paz; Personalidade 2013; Dama da Sabedoria (SOFIA), dentre outros.

Apaixonada por comportamento humano, comunicação, bem-estar social, artes e fotografia, é grande estudiosa desses temas. Encontrou na meditação fonte de disciplina, autoconhecimento, foco e produtividade. Pratica singelezas como forma de se relacionar com a vida de maneira mais criativa e humana.

É esta literata e artista que valoriza o comportamento humano, humanizando-o com seu talento, que o Jornal ROL tem o prazer de apresentar a seus leitores!

Abaixo, como sua primeira colaboração, o reflexivo texto “Sobre acreditar’!

 

SOBRE ACREDITAR

“É a autoconfiança que permite que se viva verdadeiramente, sem hesitações e sem

perda de tempo. É ela que permeia suas ações para seguir em frente,

com mais sabedoria.”  (Leandro Quintanilha)

 

Em momentos de crise como o atual, muita gente acaba perdendo a segurança e crença primordiais. O medo de perder o emprego, de se endividar, de desenvolver doenças emocionais e mesmo a simples falta de perspectiva em curto prazo pode deixar qualquer um acuado. As preocupações e o isolamento social influenciaram diretamente na nossa vida pessoal e profissional.

Há uma imensa pressão sobre todos nós para que tenhamos “respostas” gerando ansiedade e uma sensação horrível de se perceber sem rumo, como se fosse possível ter controle absoluto sobre tudo.

Bem sei que não é fácil, pois estamos expostos, vulneráveis e ainda mais suscetíveis às hostilidades vindas de fora. E cada pessoa reage de modo distinto a situações extremas. Algumas sucumbem, ao passo que outras não se deixam afetar tanto. As reações variantes dependem das circunstâncias que cada uma vive naquele momento em suas vidas.

“É o tempo da travessia e se não ousarmos fazê-la teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos” dizia Fernando Pessoa, nos versos do poema Travessia. Acredito nisso!

A opção é sua de manter uma mentalidade fixa e repetir sempre os mesmos padrões ou se abrir para um processo contínuo de aprendizado e amadurecimento. Adaptar-se é fundamental.

É hora de explorar com leveza sem muita exigência ou cobrança. Dosar a produtividade, agir mas não esquecer de sentir, experienciar.

E o convite nestes tempos difíceis é confiar, acreditar em seu potencial e na sua capacidade de mudar qualquer situação. Não se entregar ao pessimismo e ao conformismo. Estamos no meio de uma travessia. Exercite a coragem para que, quando preciso, possa explorar e construir novos caminhos.

Nossas crenças estão atreladas a comportamentos, pensamentos e atitudes que herdamos ou cultivamos, é como enxergamos a vida, as pessoas e a nós mesmos. E elas podem ser positivas ou negativas.

Ter a capacidade de ajustar o que você pensa e o que faz a partir do que a realidade está pedindo é um sinal de uma bem vinda (e cada vez mais necessária) flexibilidade. Não impeça sua própria evolução.

Acreditar em si mesmo (a) é se libertar!

Esse sentimento íntimo de fé em si mesmo, é o que coloca todos nós em movimento. Se você acredita que pode fazer, pronto, você vai lá e faz. Se não sabe como fazer, sente que pode aprender. Se não tem tempo ou recursos suficientes, então fará o melhor possível. E, se falhar, compreenderá que ao menos terá crescido com o processo.

Muitas pessoas se tornam inseguras por serem rígidas demais consigo mesmas, o que beira a falta de autocompaixão. Para aceitar quem realmente é, uma pessoa precisa ter consciência de seus aspectos contraditórios como suas competências e incompetências, virtudes e mesquinharias, aspectos únicos e clichês e, entender que todo mundo é assim.

Essa compreensão de sua própria natureza (autoconhecimento) possibilita acreditar mais em si, ponderar seus defeitos, realçar suas qualidades, habilidades e valores. Não espere que os outros te deem a motivação necessária para agir. Comprometa-se com a vida e a com a decisão de acreditar e continuar evoluindo apesar dos pesares.

Seja grato e cuide da sua espiritualidade. Isso mesmo! A gratidão e a fé têm a força de equilibrar e cultivar novas experiências.

Pare de buscar uma fórmula mágica. Aproveite o momento para criar uma rotina própria, que se adeque a sua realidade, sem uma receita pronta. Se permita. Viva. Acredite em você. Agora é a hora!

Faz sentido pra você?

 

Grazielle Sabino

graziellesabino@yahoo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo