A participação do Arquivo Público e Histórico de Sorocaba visa conscientizar a sociedade o que é Informação e como o poder público deve tratá-la para que o cidadão tenha acesso a ela
A 5ª Semana Nacional de Arquivos, em 2021 tratará sobre o empoderamento dos Arquivos, e o Arquivo Público e Histórico Municipal de Sorocaba, participará esse ano com alguns eventos, que tem a intenção de conscientizar a sociedade o que é Informação, e como o poder público deve tratá-la, para que o cidadão tenha acesso a ela.
Como o tema é empoderamento de Arquivos, o Arquivo Público e Histórico de Sorocaba acredita que, ao se tornar consciente da existência de um arquivo, o cidadão fortalece o papel do acervo na sociedade, ajudando, assim, a construir uma cultura de preservação da memória.
Hoje (7), às 19h, a palestra abordará como nascem as informações e o Papel do Protocolo Geral no acesso à informação.
Na quarta-feira (9), às 15h, será exibido o vídeo ‘A história conta um ponto‘, por meio do qual o historiador Carlos Carvalho Cavalheiro colocará na linha do tempo da história sorocabana um documento de arquivo, apresentando quais referências históricas e sociais se pode ter por meio de um registro.
E, para finalizar a semana, na sexta-feira (11), às 19h, a última palestra discorrerá sobre o Arquivo Central, abordando sobre o pertencimento cidadão à sua história.
- Pequeña historia de META - 2 de fevereiro de 2026
- II Prêmio Laurel de Literatura - 30 de janeiro de 2026
- Chove chuva, chove sem parar… - 30 de janeiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


