A apresentação faz parte do projeto música de bandeja e acompanha o cardápio especial da comedoria
Durante todo o mês de abril, o projeto música de bandeja, que acompanha os almoços de domingo no Sesc Sorocaba, trouxe repertórios musicais aliados a questionamentos sobre as verdades e mentiras que permeiam as histórias do mundo. Para fechar a programação deste mês de abril, o violeiro e artesão, Levi Ramiro faz seu show no dia 24/04.
O violeiro e artesão começou sua carreira tocando violão popular e em meados de 1995 adotou a viola como principal instrumento. Levi acabou por tornar-se mestre tanto na arte de tocar como na de fabricar o instrumento. Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam a Música Brasileira, Levi Ramiro traz em suas composições, a poesia e a simplicidade da vida interiorana.
Suas composições trazem temas voltados à preservação da natureza e já foram gravadas por nomes como Ana Salvagni, Matuto Moderno, Dércio Marques, Paula Veloso, Tânia Grinberg, Jorge Curuca, João Carlos e Maurício, Duo Catrumano, Carlos Vergalim, Valdir Verona, João Arruda, Zé Esmerindo e outros nomes da música brasileira. O músico também participou da direção musical de vários CDs como “As liras pedem socorro” (Socorro Lira), “Sentimento matuto” (Júlio Santin), “Canto das horas” (Adriano Rosa), “Lufada em Viola de Cocho” (Daniel de Paula), “Estilo Caipira” (Mauro Silva e Oliveira), “Viajem violeira” (Carlos Vergalin), entre outros.
Como artesão, Levi Ramiro ministra oficinas de fabricação e toque de viola pelo Brasil através de projetos desenvolvidos por Delegacias Regionais e Secretarias e Pontos de Cultura de estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do sul e Bahia. Levi recebeu o Prêmio Rozini 2010 “Excelência da Viola Caipira”, na categoria de Violeiro Solo, e já gravou um programa de duas horas para a Rádio WKCR da Cidade de NY, USA.
A apresentação de Levi acontece neste domingo, a partir das 13h, na área de convivência do SESC Sorocaba. A entrada é gratuita.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.