De São Paulo ao Paraná, a brasilidade literária da escritora e poetisa Maria Inês Botelho!
Maria Inês Botelho, natural de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e residente em Mandaguari (PR), é pedagoga, com habilitação em Supervisão Escolar e pós-graduada em supervisão escolar.
Na área literária, é escritora, poetisa e membra das seguintes instituições: Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA; Accademia Italiana Delle Scienze, Lettere e Arti – NAISLA (Itália); Academia Luso-Brasileira de Letras do Rio Grande do Sul – ALBL; Academia Internacional da União Cultural – AIUC; Academia de Letras, Artes e Ciências Centro-Norte do Paraná Confraria Internacional de Letras e Artes – CILA; delegada da Associação Cultive de Literatura, Arte e Solidariedade para o Paraná (com sede em Genebra (Suiça), vice-coordenadorama da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB/Coordenadoria do Paraná; Centro de Letras do Paraná; Movimento Nacional Elos Literários; Observatório da Língua Portuguesa, com sede em Lisboa/Portugal; membra correspondente da: Academia de Letras Juvenal Galeno de Fortaleza (CE); Academia de Letras, Artes e Ofício de Taubaté (SP); Academia Rotary de Letras, Artes e Cultura no Grau de Oficial e do Movimento Nacional Elos Literários.
Maria Inês inaugura sua participação no ROL com o poema ‘Feliz novo dia’.
FELIZ NOVO DIA
O espetáculo chega mansamente.
Descortina-se.
O Sol apresenta-se majestosamente
e a noite dissipa-se.
Há flores abrindo-se em profusão
pelos jardins que os meus olhos
conseguem alcançar.
Há cantos de pássaros a se ouvir,
família que se apresenta
para a oração diária,
cidades revivendo novo dia
com vida pouco pulsante.
Mesmo assim a vida acontece
em todos os pilares
da casa construída sobre rocha
para ventania nenhuma derrubar.
Agradecer, pois, é preciso
a Deus, Ser Supremo,
que merece receber
o nosso reconhecimento,
pois vida é pérola de rara beleza,
cultivada a cada feliz novo dia.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024