O prêmio literário, em homenagem ao bicentenário de nascimento de Gonçalves Dias, e destinado aos integrantes da FEBACLA, terá as inscrições encerradas no dia 10 de abril de 2023
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Literário Gonçalves Dias – Onde Canta o Sabiá, em homenagem ao bicentenário de nascimento do poeta maranhense Gonçalves Dias.
O prêmio, organizado pelo escritor e poeta Pietro Costa e pela poetisa Verônica Moreira, destina-se aos integrantes da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes.
As inscrições se encerram no dia 10 de abril de 2023.
Abaixo, o Edital do concurso.
ONDE CANTA O SABIÁ
PRÊMIO GONÇALVES DIAS
FEBACLA
EDITAL– 01/ 2023
1 – Prazo de inscrição
Os Organizadores receberão os poemas de integrantes da FEBACLA de 10/03 a 10/04/2023, podendo o processo seletivo ser finalizado antes, caso atingido o limite de 50 inscrições válidas, isso é, que não incidam nos critérios de desclassificação (item 10).
O prazo pode ser dilatado na hipótese do número de inscrições ficar aquém do limite estabelecido.
2 – Temática
O prêmio literário em foco, sob a chancela da FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS
CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES – FEBACLA, reunirá sonetos, versos livres, e outras criações poéticas, em tributo ao bicentenário do nascimento do saudoso poeta maranhense, Gonçalves Dias (10/08/1823 – 03/11/1864).
Foi o poema “Canção do exílio”, produzido durante a estadia de Gonçalves Dias em terras portuguesas, que inspirou o título deste Prêmio Literário, publicado pela primeira vez no livro Primeiros cantos (1846).
Célebres versos da literatura brasileira, que enfocam a saudade da terra natal:
“Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá,
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.”
Antônio GONÇALVES DIAS, notoriamente reconhecido como o maior nome da poesia maranhense e baluarte da vertente indigenista na Primeira Geração Romântica, também foi professor, jornalista e teatrólogo.
O objetivo fundamental da seletiva é dar ênfase ao valoroso legado do poeta em questão que, com
depurada sensibilidade, soube dimensionar a grandeza cultural dos índios brasileiros, mediante uma poética profundamente envolvente e fidedigna ao conjunto de crenças, costumes e tradições perfilhadas por tais povos, além de bem enaltecer as belezas naturais do nosso país.
Os textos submetidos ao certame devem trazer à tona alguma das nuanças da escrita de Gonçalves Dias, a exemplo do lirismo do amor impossível, da saudade, da beleza da cultura indígena e da exuberância da fauna e flora do Brasil.
3 – Requisitos
Poderão participar do certame, integrantes da FEBACLA, maiores de 18 anos e menores com autorização de um responsável. Há a obrigatoriedade de ineditismo dos poemas, ou seja, não podem ter sido publicados em livros ou postados no ambiente virtual (blogues, redes sociais etc.).
4 – Seletiva
Os textos serão selecionados pelos organizadores responsáveis pela edição – Pietro Costa e Verônica Moreira.
5 – Regras de envio
A. Os poemas terão, no máximo, 30 linhas, incluídos espaços, e deverão ser identificados somente com o pseudônimo do autor ou autora, o qual deve ser diferente do seu nome.
B. Os textos que ultrapassarem os limites especificados poderão ser desclassificados.
C. As biografias devem adotar um formato conciso, com no máximo 5 linhas.
D. Cada Autor terá direito a 3 páginas, 1 para Biografia com foto e 2 para o poema.
E. Os textos devem ser encaminhados já revisados, em arquivo Word, fonte Times New Roman, tamanho 2 e espaçamento 1,5, layout da página A5.
F. Inserir, no “Assunto” do e-mail, os dizeres ONDE CANTA O SABIÁ – FEBACLA, e depois anexar a FICHA DE INSCRIÇÃO preenchida, nela contendo também o poema identificado com o pseudônimo. A foto pode ser incluída na ficha ou disponibilizada em arquivo separado. Ao final, enviar tudo para o email ondecantaosabia.febacla@gmail.com
6 – Aprovação dos textos
Os autores serão informados por e-mail, assim que os textos forem recebidos e aprovados.
7 – Direitos Autorais
Os autores cederão o direito de publicação de acordo com o que dispõe o edital, após a remessa dos
arquivos. Os direitos autorais serão dos autores, sendo a permissão somente para o edital em vigência.
O poema que for divulgado, em qualquer meio, antes do resultado oficial, perderá a condição de
ineditismo, o que acarretará a desclassificação do (a) postulante.
8 – Premiação
1ª colocação: medalha, Sol Ridente de Pietro Costa, Jardim das Amoreiras de Verônica Moreira, Escreveme, Tributo aos Grandes Nomes da Literatura Universal, certificado de mérito literário emitido pela FEBACLA;
2ª colocação: medalha, Escreve-me, Tributo aos Grandes Nomes da Literatura Universal, certificado de mérito literário emitido pela FEBACLA;
3ª colocação: medalha, Tributo aos Grandes Nomes da Literatura Universal, certificado de mérito literário emitido pela FEBACLA;
4ª a 20ª colocação: certificado de mérito literário emitido pela FEBACLA.
Os 20 melhores textos serão publicados em e-book (pdf) pela Editora Apena, sem quaisquer custos.
9 – Poemas
Os poemas devem ser identificados, no corpo do texto, com o pseudônimo do autor (a), o qual não deve se confundir, tampouco parecer com o nome do (a) postulante. Apenas o texto dos poemas com a identificação dos respectivos pseudônimos serão remetidos à Comissão Avaliadora, em benefício de um julgamento devidamente idôneo, criterioso e imparcial.
10 – Critérios de classificação
Os critérios de classificação serão: criatividade, originalidade, conteúdo, linguagem poética, pertinência temática e correção gramatical.
É vedada a participação dos organizadores e dos jurados do certame na premiação e nos poemas do e-book.
Os textos submetidos ao certame em desconformidade com a temática proposta não serão aceitos, o que culminará na eliminação imediata dos (as) postulantes.
11 – Do Julgamento
O júri será composto de 4 personalidades de abalizado talento literário e reconhecida experiência,
convidadas pelos Organizadores, sendo especialistas na área das Letras ou escritores (as). Do resultado não caberá recurso.
12 – Do Resultado e entrega dos prêmios
O resultado do certame com os 20 melhores textos será divulgado por e-mail e nas redes sociais da
FEBACLA até o dia 10/07/2023.
Ademais, no dia do bicentenário de Gonçalves Dias, ou seja, em 10/08/2023, o e-book será postado por e-mail e nas redes sociais pela Editora-Chefe da Apena. Nesta data, haverá também uma cerimônia comemorativa em Brasília-DF, por iniciativa da FEBACLA, e os detalhes serão informados oportunamente pelas mídias sociais.
A premiação descrita no item 8 deste edital será entregue, via postal, até 10/12/2023.
13 – Inscrições gratuitas
A inscrição no presente concurso poético é gratuita, bem como a publicação dos textos no e-book. Não haverá nenhum ônus financeiro para os postulantes.
14 – Ficha de inscrição e demais informações
A ficha de inscrição necessita ser preenchida para garantir a participação do (a) postulante na seletiva, desde que não incida em nenhum critério de desclassificação. Na página seguinte, disponibilizamos o documento referido, como um anexo. Demais dúvidas e informações devem ser buscadas diretamente com os organizadores responsáveis – Pietro Costa e Verônica Moreira, que estarão ao dispor para saná-las, mediante contato no seguinte e-mail: ondecantaosabia.febacla@gmail.com
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024