José Coutinho de Oliveira: Marx
Filósofo e economista alemão, ideólogo do comunismo científico e organizador do movimento proletário internacional (1818-1883).
Lendo pois sobre Marx o que mais nos interessou foi o resultado das polêmicas que Marx teve com outros ideólogos a saber Proudhon (oxítono) e Bakunin.
Com efeito Proudhon escreveu contra Marx em 1846 no livro “Filosofia da miséria”. Em resposta Marx escreveu o livro “Miséria da filosofia” em 1847.
Mas o que mais nos interessa é a diferença entre Marx e Bakunin, anarquista e escritor russo (1814-1876), considerado o “pai do anarquismo” .
Ele ” que era um revolucionário de formação hegeliana defendia a greve geral contestada por Marx, que dizia que a mesma era um mito que poderia prejudicar a organização da classe trabalhadora, que deveria amadurecer com paciência.” Extraído do livro ” A vida e o pensamento de Karl Marx de Morgana Gomes, da editora minuano, pg. 23.
Mas continuemos a falar do marxismo e transcrevamos o que sobre ele fala a enciclopédia Barsa/73, vol. 9, pg. 63: ” Assim, segundo a doutrina marxista, não são as ideias (superestrutura) que governam o mundo, mas, ao contrário, é o conjunto das forças produtivas materiais (infraestrutura) que determina todas as ideias e tendências.
Com relação ao trabalho juvenil podemos dizer que parece que Marx aconselhava que os jovens de 16 e 17 anos não trabalhassem mais do que 6 horas.
É o que se encontra no livro Sociologia da Educação de Alberto Tose Rodrigues, pg. 44 – edição de 2011.
José Coutinho de Oliveira
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.