dezembro 13, 2025
Rebeldía 14 – PEREGRINA
Grito silencioso
O sabor suculento da traição e o ego faminto
Vida partiu de mim
De Tupã (SP) para o Jornal ROL, Márcio José Zacarias!
Beleza interior
Lá vai Eulália
Últimas Notícias
Rebeldía 14 – PEREGRINA Grito silencioso O sabor suculento da traição e o ego faminto Vida partiu de mim De Tupã (SP) para o Jornal ROL, Márcio José Zacarias! Beleza interior Lá vai Eulália

Bate-papo com o professor Carlos Cavalheiro em Piracicaba

image_print

 Professor e historiador Carlos Cavalheiro participa de ESPECIAL NEGROS SOMOS NÓS!, no SESC Piracicaba

Carlos Cavalheiro
Carlos Cavalheiro

O professor, poeta e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro participa de um bate-papo sobre um cordel que publicou em 2007, em comemoração a uma fuga de escravizados ocorrida 120 anos antes em Capivari e que teve repercussão no processo abolicionista do Brasil.

Aquele ano de 1887, o movimento abolicionista de São Paulo estava em plena atividade, especialmente pela Ordem dos Caifazes, liderada por Antonio Bento, agindo em diferentes cidades como Santos, Sorocaba, Porto Feliz, Itu, Capivari, Piracicaba.
Em 1887 Piracicaba tinha a terceira maior população negra do Estado de São Paulo, atrás somente de Campinas e Bananal. Segundo o Almanak Comercial são 5.663 negros, na sua grande maioria provenientes de Congo e Angola, forçados a trabalhar nas lavouras de café e cana-de-açúcar das grandes fazendas da região. Com a abolição, essa população alforriada se espalha pela cidade e bairros rurais, funda clube, terreiros religiosos, constrói igrejas e passa a contribuir ativamente para a construção da cultura piracicabana, com seu trabalho, crenças e musicalidade. Para lembrar a relevância dessa contribuição, o Sesc programou uma série de espetáculos, filmes, oficinas e debates para lembrar o quão negro Piracicaba e o mundo são.

Por esse motivo, o SESC de Piracicaba, dentro de sua programação comemorativa a Semana das Consciência Negra, organizou uma programação voltada para a valorização da cultura afro-brasileira e para o conhecimento da história regional.

Dentro da programação, está previsto o Bate-papo com o autor do cordel “Preto Pio e o êxodo de Capivari”
O historiador e escritor de Sorocaba Carlos Carvalho Cavalheiro conversa sobre a produção de cordel em que narra as histórias de Preto Pio, que protagonizou em 1887 uma dos maiores êxodos de escravizados do país, ao liderar a fuga de Capivari para quilombo na região de Santos. O fato é considerado seminal para a abolição da escravidão um ano depois pelo fato das forças armadas na época se recusarem a coibir a fuga. Participação do grupo de batuque de umbigada da Casa de Batuqueiro.

Carlos Carvalho Cavalheiro é historiador, poeta, escritor e professor de História em Porto Feliz. Membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Porto Feliz e do Comitê do Arquivo Público Histórico de Sorocaba. Este ano foi contemplado com o Prêmio Sorocaba de Literatura, com o livro “O Negro em Porto Feliz”. É colaborador do jornal “Tribuna das Monções” e “Região On line – ROL”. Reside em Sorocaba.
Dia 12, sábado, 15h. Comedoria. Grátis. SESC Piracicaba. Rua Ipiranga, nº 155. Livre para todos os públicos.

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Acessar o conteúdo