Simone Marquetto recebeu a imprensa para uma coletiva
Na manhã desta segunda feira, dia 19, a prefeita eleita de Itapetininga, Simone Marqueto reuniu a imprensa local e se colocou à disposição para perguntas.
Perguntada sobre a questão cultural de Itapetininga, a prefeita disse que é sua intenção “dar apoio total à cultura”, respondendo a uma pergunta do nosso jornal ROL – REGIÃO ON LINE que enfatizou as melhorias que foram oferecidas pelo poder público municipal no último ano, como a reinauguração do Teatro Municipal, ainda sem equipamentos e do Centro Cultural do largo dos Amores, já em plena atividade. Sobre a inexistência de museus na cidade e à falta de apoio às entidades culturais, assuntos destacados pela reportagem do ROL, ela garantiu que dará apoio às iniciativas particulares e que ajudará no que puder as entidades existentes. Disse ainda que considera a cultura uma forte aliada da educação e que realizará ações conjuntas entre os dois setores, visando a valorização de ambas. Ressaltando que implantará em todos os setores uma ação multidisciplinar, a nova administradora se referiu a projetos como passeios de escolares pelos principais pontos culturais da cidade, unindo assim ações das secretarias da Educação, da Cultura e da Saúde.
Outros assuntos abordados
Educação
Simone disse que, cumprindo promessa de campanha, retirou da própria rede de professores a nova titular da Secretaria da Educação e anunciou a escolha da professora Gislene Aparecida da Silva Roberto, professora e diretora de escola que stá na prefeitura desde 1996, portanto com grande experiência na área.
Secretariado
Ainda sobre o secretariado, a prefeita informou que, atendendo a pedido de quem já estava escolhido (Nicolau), nomeou como novo secretário da Administração e Finanças, o administrador de empresas João Luiz de Souza, “especializado na área de contabilidade política”.
Finanças
Sobre a situação financeira da municipalidade, Simone disse que “é muito critica”, mas que compensará a falta de recursos com muito trabalho, mas garantiu enfaticamente que não haverá sobrecarga tributária e que vai rever todos os contratos fechados, inclusive o do transporte coletivo.
Saúde
A Saúde da saúde, Simone esclareceu que “precisa ter diálogo” com a empresa São Camilo, responsável atualmente pelo Hospital Regional e o Pronto Socorro e que uma das mudanças que pretende fazer nessa área é a valorização dos centros de saúde, os quais passarão a ser os únicos responsáveis por atendimento público, fazendo com que o Pronto Socorro atual seja utilizado apenas para atendimento de urgência e emergência do Hospital Regional. Também nessa área a prefeita disse que vai implantar um plano de integração de ações e que tem como prioridade o funcionamento do Centro Cirúrgico, até porque é através dele que se pode esperar mais verbas do SUS. Deixando transparecer uma critica aos administradores anteriores, Simone ressaltou que “deveria ter sido investido muito mais na saúde”.
Meio Ambiente
O lixo, segundo ainda a prefeita é uma questão que já está sendo estudada, inclusive em parceria com o novo prefeito de Sorocaba, Crespo, que pretende implantar um modelo que prevê o aproveitamento dos resíduos sólidos.
Planejamento
A inclusão de Itapetininga na Região Metropolitana “foi boa” para Itapetininga, segundo a prefeita, que disse estar tratando de realizar convênios com as prefeituras do municípios vizinhos para evitar sobrecarregar os serviços públicos de Itapetininga e que vai aceitar os trabalhos oferecidos pela ONG ‘Cidades Sustentáveis’ “inclusive porque é de graça” e que esse programa vai ajudar na realização de um plano de mobilização urbana, entre outros.
Urbanização e Trânsito
Respondendo a uma questão, Simone disse que vai tratar sim do embelzamento da cidade, que o trânsito será entregue a uma pessoa já conhecida mas ainda não anunciada e que é um grande técnico no assunto.
Legislativo
A nova prefeita garantiu que não vai interferir na escolha do novo presidente da Câmara Municipal
Questão Jurídica
Perguntada sobre como está encarando as questão jurídica
movida pelo candidato que perdeu as eleições, ela disse que não está nada preocupada com o assunto, pois sua candidatura foi homologada pela Justiça Eleitoral e que as “piquinhas” que estão sendo feita geram uma instabilidade que “é muito ruim para a cidade” e que elas significam “falta de amor à Itapetininga e um grande desrespeito para com a população, que já manifestou nas urnas sua preferencia eleitoral”, aproveitando para desmerecer o que chamou de ‘fábrica de boatos”.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.