Carlos Carvalho Cavaleiro: ‘A linha férrea de Porto Feliz’
Os últimos testemunhos da antiga linha férrea de Porto Feliz são os prédios da Estação e o depósito, ambos utilizados como próprios culturais do município que – em tese – abrigam a Biblioteca Municipal, o Arquivo Público e o espaço batizado como “Estação das Artes”.
A linha férrea de Porto Feliz foi inaugurada em 1920, no mesmo ano da abertura oficial do Parque das Monções. Há uma controvérsia em relação à data exata da fundação da linha férrea. Segundo o site “Estações Ferroviárias”, que divulga informações sobre diversas estações das Estradas de ferro do Brasil, “O ramal de Porto Feliz, com pouco mais de 24 km, foi inaugurado em 1/8/1920, segundo um relatório, e em 1/10/1920, segundo outro”. Mais além, a mesma página da internet informa que: “A estação de Porto Feliz foi inaugurada em 1920. A Prefeitura da cidade cita a data de 26 de abril desse ano, e não 1o de agosto, como data de inauguração. É possível que tenha havido duas inaugurações, uma pelo prefeito da época e outra pela Sorocabana, quando efetivamente os trens regulares passaram a trafegar” (http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/ptfeliz.htm).
O fato é que a linha férrea funcionou até 1960, quando foi desativada. Os trilhos, pelo que se sabe, foram arrancados em 1962. Apesar de ter sido inaugurada em 1920, quatro anos antes a linha férrea de Porto Feliz era anunciada com veemência no jornal “A Cidade de Ytu”. Nesse periódico, do dia 20 de setembro de 1916, em primeira página era anunciada a “Ramal Férreo de Porto Feliz”.
Há 100 anos já se anunciava o empreendimento que traria muitos benefícios para a cidade e que, infelizmente, teve seu desmonte realizado há algumas décadas. Caso contrário, poderia servir hoje para fins turísticos, pelo menos, já que se sonha que um dia a cidade possa arrecadar divisas com essa atividade econômica.
O projeto da arquiteta Amanda Belo para a Fazenda Capoava prevê a reinstalação de um trem turístico saindo das proximidades do Parque das Monções até a referida propriedade rural. Se tivéssemos os trilhos dessa linha…
Diz a publicação ituana de 1916: “Sabemos que está definitivamente resolvida a construcção do rarnal ferreo ligando a visinha cidade de Porto Feliz a um ponto da linha Sorocabana. Vai, finalmente, converter-se em realidade o sonho daquelle povo, essa justa aspiração pela qual, de longa data e com devotado amor, vêm trabalhando os fiihos mais dilectos d’aquella terra. Se está ou não assentado o ponto dessa ligação — se Ytu, Salto, Boituva ou Capivary— é que não se sabe positivamente; mas é preciso não esquecer, que é esta uma questão merecedora de muita attenção Os boatos que pretendem fazer praça em torno do assumpto, apontam Boituva ou Capivary como pontos preferidos. Isso mais parece uma delusão, porisso que, a lei que autorisa a construc ção do ramal não çogitou da ligação por Capivary, talvez por ser este um ponto digresso ou fóra da directriz conveniente em relação á Capital do Estado que deve ser sempre o objectivo de toda communicação desta ordem. A ligação por Capivary só pode favorecer aos interesses privados da Empresa dos engenhos centraes de Porto Feliz, e Villa Baffard, sem a mínima utilidade publica”.
Ainda recorrendo ao site “Estações Ferroviárias”, cujo texto é de contribuição de várias pessoas, “O ramal férreo que ligava Porto Feliz a Boituva e daí a outras cidades foi extinto pelo Decreto 37.519 de 17 de novembro de 1960, assinado pelo então governador de São Paulo Carvalho Pinto. O último trem chegou à estação às 20h00 do dia 31 de dezembro de 1960, quando teve início um grande comício em repúdio ao que foi considerada uma ação descabida e arbitrária do estado e um insulto à memória de Altino Arantes. O comício foi transmitido pela Rádio Emissora Porto-Felicense. O então prefeito municipal Benedito Aranha decretou Luto Oficial de três dias”” (William Boves, 1/2/2013).
De fato, no dia 1º de janeiro de 1961, o trem não mais correu por esse ramal.
Para quem se interessar em conhecer mais sobre a antiga linha férrea de Porto Feliz, o site em questão tem por endereço o seguinte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/ptfeliz.htm
Carlos Carvalho Cavalheiro
19.12.2016
Anúncio publicado no jornal Folha de S. Paulo, 14/12/1960.
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É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.