Cidade de Ovar, em Portugal, acolhe anualmente
um dos festejos populares mais emblemáticos do país
O Carnaval é o feriado mais celebrado no Brasil, sendo que, ao longo do tempo, tornou-se elemento importante da cultura popular nacional. No entanto, essa não é uma invenção brasileira nem acontece apenas por aqui. A história da “festa pagã” remonta à antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma. Assim, os brasileiros não são os únicos a se render às cores e festividades dessa tradição: Portugal também tem uma história de tradição no quesito purpurina e confete.
A cidade de Ovar, localizada no Centro de Portugal, possui uma grande tradição para produzir as festas de Carnaval, e durante 4 dias, os foliões tomam as ruas da cidade e podem vivenciar uma programação eclética que vai desde shows com artistas locais a bailes de Carnaval e cortejos nas ruas.
Os festejos em Ovar têm ganhado dimensão como momento cultural e social no calendário da cidade, que recebe milhares de foliões em busca de diversão e muita dança. As ruas são preenchidas com elementos lúdicos, cores e música, potencializados pelos cortejos, que funcionam como as escolas de samba, um privilégio que não é único da Sapucaí no Rio de Janeiro.
A programação inclui desfiles de carros alegóricos, shows e bailes à fantasia. Portanto, uma visita a Ovar durante essa época do ano é uma ótima opção para quem gosta de agito, mas quer conhecer outros ares para passar a data.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.