O estabelecimento comercial preservava a fachada,
mas os atuais investidores destruira o monumento histórico
Muitos lamentam e pedem providencias para evitar novos desfalques
Membros do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga se revoltaram quando perceberam que a fachada de um dos mais importantes monumentos arquitetônicos da cidade estava destruído.
O imóvel localizado na rua Campos Salles, a mais comercial da cidade, antigamente abrigava uma oficina mecânica.
Depois foi durante muitos anos um armazém.
E há poucos anos abrigou uma loja de artigos esportivos chamada ‘Style Empório’ porque seus proprietários tiveram a consciência de manter preservada a fachada do prédio.
Toda a história do tradicionalíssimo ponto foi destruída “na calada da noite”, conforme disse Sergio Peiretti, membro da confraria do IHGGI, que se chocou e até chorou ao ver a fachada inteiramente derrubada e agora exposta porque tiraram os tapumes que escondiam o malfeito.
O presidente do IHGGI, jornalista Helio Rubens também se revoltou, responsabilizando os proprietários do imóvel e a Prefeitura por mais essa destruição do patrimônio arquitetônico de Itapetininga: “Os proprietários do imóvel certamente previram que haveria reclamações e demoliram a fachada do prédio numa ação realizada atrás de tapumes, o que impediu a população de ver mais esse crime cometido contra o o visual da cidade, e também responsabilizou a prefeitura da cidade, que autorizou a derrubada do monumento histórico”.
As fotos que ilustram esta matérias são do colecionador Osvaldo Souza Filho, também colunista do nosso jornal.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.