O documentário “Em Busca do Unhudo”, dirigido pelo professor Carlos Carvalho Cavalheiro e produzido por Ricardo Conrado Schadt, faz parte do acervo do Curta Doc, um projeto surgido em 2009 pela TV SESC e que desde 2011 mantém um acervo on line de curtas-metragens latino-americanos.
Além da riqueza do acervo, a proposta do projeto é formar uma rede de interessados na produção e na cultura dos documentários. Segundo o site oficial do Curta Doc, o projeto “quer ajudar a promover o acesso, o intercâmbio, a integração entre os países e idiomas, valorizando a produção e difundindo o audiovisual como patrimônio imaterial”.
A série CurtaDoc no SescTV é exibida toda terça-feira (21h) com reprises na semana. Os episódios são temáticos e os convidados especiais fazem uma leitura crítica dos documentários apresentados. Há sempre entrevistas com diretores e com profissionais de várias áreas da produção audiovisual. O CurtaDoc é um espaço diferenciado na televisão brasileira para a exibição e discussão sobre a cultura do documentário. Nas duas primeiras temporadas foram produzidos 89 episódios (54min cada), com exibição de 300 documentários. A terceira temporada estreia em fevereiro de 2014 e apresentará mais 148 documentários. A grande novidade é que pela primeira vez teremos curtas latino-americanos em um canal brasileiro.
O documentário “Em Busca do Unhudo” foi premiado no Mapa Cultural Paulista da edição 2013/2014. Este ano, segundo os organizadores do Mapa Cultural, o vídeo deverá circular por algumas cidades do Estado de São Paulo.
Com duração de 28 minutos, “Em Busca do Unhudo” é um documentário com entrevistas sobre lenda paulista do imaginário popular das cidades de Dois Córregos e Mineiros do Tietê. No centro-oeste do Estado de São Paulo, numa elevação conhecida por Morro da Pedra Branca, entre as cidades de Mineiros do Tietê e Dois Córregos, reside uma das lendas mais vivas do nosso povo: o Unhudo. Mas quem ou o que é o Unhudo? Intrigados com as diversas histórias que extrapolaram as fronteiras daquela localidade, os sorocabanos Carlos Carvalho Cavalheiro e Ricardo Conrado Schadt, de posse de “uma ideia na cabeça e uma câmera na mão” (como diria Glauber Rocha), resolveram desvendar esse mistério.
Além desse documentário, a dupla assina também o “Alter-Nativa – II Feira Anarquista de São Paulo”, que foi apresentado no Festival do Cinema Anarquista e Punk de São Paulo no final do ano passado.
Carlos Carvalho Cavalheiro é professor de História da Rede Pública Municipal de Porto Feliz e Ricardo Conrado Schadt é advogado. Ambos residem em Sorocaba.
“Em busca do Unhudo” foi apresentado em Porto Feliz, Dois Córregos e em Sorocaba. Quem quiser conhecer esse trabalho pode acessar o acervo do CurtaDoc: http://curtadoc.tv/curta/cultura-popular/em-busca-do-unhudo/
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.