Educação Socioemocional: conectando professores
através da Arte

Como formar pessoas emocionalmente mais fortes e resilientes?
Há necessidade de desenvolvermos habilidades emocionais para a vida, como a resolução de problemas, adaptação e resiliência para enfrentarmos os desafios cotidianos, as situações estressantes com serenidade e respostas emocionais e equilibradas.
A Arte é um caminho? Um recurso? Uma estratégia?
Tais questões serão lançadas à reflexão e debatidas no Encontro Nacional de Educadores, o ENEDU 2024 edição RJ, que será realizado no dia 28 de setembro, das 8:00 às 18:00, no Espaço Cultural Paulo Freire.
O evento é uma realização da ‘Projetos Pedagógicos Dinâmicos’ em parceria com a ‘Arte faz parte’ e tem apoio do programa EICOS da UFRJ.
Um evento interativo
Um dia dedicado a:
✔ Contação de história;
✔ Palestras;
✔ Rodas de conversas;
✔ Teatro;
✔ Show;
✔Troca de experiências;
✔ Networking.
O encontro será transmitido em tempo real para outras cidades e promete bastante interação entre os inscritos, tanto àqueles que participarão fisicamente, quanto na modalidade digital.
Dentre os palestrantes estão Paty Fonte, Victor Meirelles, Tati Brandão, Vanessa Bruna, Roselaine Rodrigues e o encerramento será com show da dupla Glorinha e Renato.
Participações especiais de outros escritores, pensadores e palestrantes são divulgadas na rede social do evento – @enedu2024
A programação completa, mais informações e inscrições através do site: www.enedu.com.br
- Palestra sobre os desafios da adolescência - 14 de março de 2025
- Uma conversa com o padre - 13 de março de 2025
- Associação Fazer Arte empossa nova diretoria - 12 de março de 2025

Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos.