Marcelo Augusto Paiva Pereira: ‘Homenagem a Helio Rubens’


Aos 07 de fevereiro de 2024 nosso mentor e amigo Hélio Rubens nos deixou, partiu para o Paraíso Celestial após oito décadas de vida terrena. Um grande jornalista, muito fez pela divulgação da cultura através da mídia, tanto impressa (ou real) quanto digital (ou virtual).
Quando a internet ainda engatinhava no Brasil – e no mundo – teve ele a iniciativa de criar o presente jornal, intitulado Jornal ROL – Região On Line, que ganhou corpo ao longo dos anos, tanto na quantidade de membros quanto na qualidade dos textos publicados.
O ROL é um jornal exclusivamente cultural e virtual, somente circula na internet, o número de páginas é ilimitado, aberto a todos os interessados e tem o escopo de facilitar a leitura e aquisição dos textos para difundir com mais abrangência os diversos temas abordados.
No ano passado (2024) completou 30 anos de publicação ininterrupta e com divulgação internacional, visitado e lido por pessoas de outros países, inclusive da Europa, interessadas nos temas publicados. Um ineditismo de sucesso, extrapolou as fronteiras nacionais e conquistou leitores além do Atlântico.
Além desse, outro jornal criado por ele foi o Internet Jornal (I.J.), também virtual, mas de publicação limitada (reduzida) a poucas páginas, com diversos textos e temas, além de uma coluna social muito bem elaborada, que prestigiava pessoas de destaque na sociedade. Os temas culturais, entretanto, sempre estiveram presentes, assinados por membros do jornal ROL, sem que houvesse qualquer perda ou desvio de qualidade na produção daquele jornal.
Foram projetos de vida, de dedicação ao jornalismo e à constante preocupação com a divulgação da cultura. Ele sabia que a vida é vazia sem o substrato do conhecimento, o qual nunca deve ser contido nem tolhido por condutas sinistras. Difundir o conhecimento (ou a cultura) sempre foi fundamental para a formação do pensamento crítico, da consciência de pertencimento e das questões políticas que envolvem cada pessoa enquanto ser social e político.
Por fim, Helio Rubens foi um visionário, esteve à frente do seu tempo e conquistou seu espaço social e profissional com afinco, dedicação permanente na produção jornalística (e, por assim dizer, literária), que conquistou leitores e adeptos ao longo dos anos. Deixou para todos um legado mais valioso do que cremos, o Jornal ROL e a finalidade ininterrupta de transmitir a cultura a todos. Foi um grande jornalista e nos deixou um grande jornal, à altura dele e do que defendia. Nada a mais.
Marcelo Augusto Paiva Pereira
- Pela razão e sensibilidade - 14 de março de 2025
- Que cidades foram construídas? - 5 de março de 2025
- Homenagem a Helio Rubens - 13 de fevereiro de 2025

Natural de São Paulo (SP), Marcelo Augusto Paiva Pereira é arquiteto e urbanista