novembro 22, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Celso Lungaretti: 'Os nomes discutidos para o lugar de Temer não empolgam….o último que sair que apague a luz!'

image_pdfimage_print

CELSO LUNGARETTI: PROCURA-SE PRESIDENTE. MAS, VALE MESMO A PENA ENCONTRAR?

OS NOMES DISCUTIDOS PARA O LUGAR DE TEMER NÃO EMPOLGAM. VAMOS: a) DEVOLVER O ABACAXI PROS PORTUGUESES? b) APOSTAR NA GRAÇA DIVINA? c) RESTAURAR A MONARQUIA? d) REEMPOSSAR A DILMA? e) NENHUMA DAS OPÇÕES ANTERIORES E O ÚLTIMO A SAIR QUE APAGUE A LUZ!

.

Certos janotas estão empenhados demais em puxarem o tapete do presidente Michel Temer, mas há entusiasmo de menos nas ruas pelos nomes cogitados para completarem o atual mandato. 

Fala-se em Álvaro Dias, Carmem Lúcia, Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin, Gilmar Mendes, Henrique Meirelles, Nelson Jobim, Rodrigo Maia e Tasso Jereissati. Tenho a impressão de que, após não se formar um consenso em torno de nenhum dos outros, acabaria prevalecendo o sábio ancião da República, benquisto pelas elites, mas que pareceria ao cidadão comum mais do mesmo.

Já que as soluções ortodoxas não estão empolgando o povo brasileiro, que tal pensarmos nas heterodoxas?

Devolvermos o poder aos portugueses? Eles são burros, mas nem tanto. Agora que começam timidamente a superar a crise econômica, tudo de que não precisam é atrelarem seu destino ao de um país que deveria ser socialista mas não quer e tenta ser capitalista mas não consegue.  

Confiarmos nosso destino a Deus? O risco seria Ele achar que isto aqui não tem mais jeito e decidir que os préstimos do Noé serão novamente necessários.

Cardozo está tentando ser o 5º cavaleiro do apocalipse?

Restaurarmos a monarquia? Seria uma boa se tivéssemos a sinceridade de admitir que quem manda mesmo é o poder econômico e presidente da República só serve para cuidar das miudezas e garantir boquinhas para seu partido, para partidos aliados, para parentes, apaniguados, cupinchas e uma infinidade de outros parasitas. Caindo esta ficha, faria sentido colocarmos no Palácio do Planalto alguém que pelo menos desempenhasse com garbo as funções cerimoniais. Por que não Dom Luís Gastão de Orléans e Bragança? 

Empossarmos a Dilma de volta? É o que o hilário José Eduardo Cardozo tenta obter com um pedido de liminar ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Pretende que, por meio de uma mera decisão monocrática, Moraes torne sem efeito toda aquela maratona de votações na Câmara Federal e no Senado supervisionada pelo próprio STF, iniciando uma batalha jurídica que, se fosse até as últimas consequências, estabeleceria o pior conflito de Poderes da nossa história republicana.

Ainda bem que ninguém sério leva o Cardozo a sério!

CELSO LUNGARETTI

PT CONSIDERA NELSON JOBIM UM NOME “PALATÁVEL” PARA O MANDATO-TAMPÃO.
SAIBAM QUEM ELE É.

.

Quando ministro da Defesa, usava uniformes de campanha…

Saiu na Folha de S. Paulo, coluna da Monica Bergamo:

O PT já decidiu que não vai aderir a eventual candidatura de Nelson Jobim numa eleição indireta, caso Temer saia do cargo. Mas não haverá veto. O nome do ex-ministro é o mais palatável para os petistas entre os que teriam viabilidade no Congresso.

A discussão me parece um tanto precipitada, pois estão enterrando um defunto que ainda  respira. Na política tudo é possível, inclusive uma reversão do quadro depois de o Supremo Tribunal Federal apreciar o festival de lambanças cometidas pelo ministro Edson Fachin, na esteira das tolices (ou espertezas em excesso) do procurador-geral da República Rodrigo Janot.

…e se dava a exibicionismos pueris.


De qualquer forma, é simplesmente repulsivo que o PT cogite ficar em cima do muro com relação à possível eleição indireta de Nelson Jobim para cumprir um mandato-tampão até 31 de dezembro de 2018. Trata-se de um dos principais responsáveis pela manutenção da impunidade dos torturadores da ditadura militar até hoje, quando a grande maioria já morreu ou está senil.


Eis o que escrevi sobre ele quando, ainda presidente, Lula o exonerou do cargo em agosto de 2011, por causa, expliquei, de “suas seguidas, inconsequentes e inaceitáveis incontinências verbais”:

…o pior malefício que ele cometeu dificilmente será desfeito.

Foi Jobim quem, numa reunião ministerial decisiva, confrontou Tarso Genro e Paulo Vannuchi, encabeçando a corrente contrária à revisão da Lei de Anistia. Para opróbrio do Brasil, tal posição acabou prevalecendo.

Em plena ditadura militar, os altos escalões do arbítrio concederam um habeas corpus preventivo a si próprios (mandantes) e a seus esbirros (torturadores), para evitar que se fizesse justiça quando da redemocratização do País.

Absurdamente, a Nova República, presidida por um lambe-botas dos antigos déspotas,  esqueceu  o festival de horrores que a antecedeu.

Os dois Fernandos e o inapetente Itamar Franco deixaram tudo como estava no que tange a punições, embora FHC tenha, pelo menos, instituído as comissões de Anistia e de Mortos e Desaparecidos Políticos, para apurarem os crimes e injustiças do período de exceção, concedendo reparações aos sobreviventes e aos herdeiros das vítimas.

A chegada de Luiz Inácio Lula da Silva ao poder reavivou as esperanças de que tanto as bestas-feras, quanto os canalhas que removeram suas focinheiras, respondessem finalmente por seus atos.

Mas, com participação decisiva de Nelson Jobim, o Ministério resolveu, no final de 2007, que o Governo Federal não proporia a revisão da anistia de 1979.

Um ano mais tarde, quando a questão chegou à Justiça, a posição da União, expressa por sua Advocacia Geral, foi de que a Lei de Anistia colocara uma pedra sobre o assunto. E, todas as vezes em que a AGU foi chamada a dar seu parecer, alinhou-se com a impunidade.

Não é de estranhar-se que o Congresso Nacional tenha olimpicamente ignorado o assunto; e que o Supremo Tribunal Federal, em 2010, haja ratificado o entendimento do Executivo.

Até hoje, não se conseguiu desatar o nó atado em 2007 por Jobim e os ministros reacionários e/ou pusilânimes que lhe garantiram maioria.

Foi naquele momento que Jobim, prestando um enorme desserviço à Nação, desqualificou-se irremediavelmente para o Ministério. Sua remoção demorou uma eternidade.

.

OUTROS POSTS RECENTES DO BLOGUE NÁUFRAGO DA UTOPIA (clique p/ abrir):

O ROTTWEILER REINALDO AZEVEDO MORDEU A MÃO DO DONO E FICOU SEM CASINHA

GRAVAÇÃO ADULTERADA É DO TIPO ‘MADE IN PARAGUAY’: CORTARAM MAIS DE 6 MINUTOS!

NÃO CLAME PELO VOTO! NÃO SEJA CÚMPLICE (E VÍTIMA) DA ENGRENAGEM QUE TRITURA AS ESPERANÇAS DO POVO BRSILEIRO!

ESQUERDA REFORMISTA x ESQUERDA ZELADORA: CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DE UM EQUÍVOCO.

É O NOVO ESCÂNDALO PROCONSULT. E MUITOS ESQUERDISTAS ESFORÇAM-SE PARA ACREDITAR QUE A GLOBO SE REGENEROU.

DO PONTO DE VISTA DO EMPRESÁRIO CORRUPTOR, O CRIME COMPENSA. SE NÃO ACREDITAM EM MIM, PERGUNTEM À JBS…

DESDE QUANDO SE INVESTIGA PRESIDENTE DA REPÚBLICA COM BASE NUMA PROVA QUE PODE TER SIDO FORJADA?!

UMA IDOSA LEVADA À MORTE, UMA FAMÍLIA EM PENÚRIA: SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DA INJUSTIÇA INSTITUCIONALIZADA!

AS ETAPAS DA DECADÊNCIA PETISTA

APOLLO NATALI ATUALIZA DANTE ALIGHIERI: “O INFERNO BRASILEIRO”.

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo