Baseado no projeto do escritor Élcio Mário Pinto, as Escolas Municipais de Taperoá (PB) foram ‘batizadas’ pela natureza, tendo uma ave-símbolo para representar ambientalmente cada instituição.
A secretaria de educação realizou o Projeto ‘Nossa Escola tem Asas’, baseado no projeto do escritor Élcio Mário Pinto, no qual as Escolas Municipais foram ‘batizadas’ pela natureza, tendo uma ave-símbolo para representar ambientalmente cada instituição.
Esse projeto teve como finalidade sensibilizar a comunidade escolar de todas as escolas municipais sobre a importância de preservar a natureza. Cada turma escolheu uma ave para representar a turma e estudaram tudo sobre a vida da ave escolhida.
No dia 05/06 (Dia do Meio Ambiente), todas as escolas municipais que se engajaram no projeto nos últimos dois meses contaram com a presença da comunidade escolar para eleger a ave-símbolo de cada escola.
Os alunos falaram da importância de fazer uma reflexão sobre as atitudes que tomamos com relação ao meio ambiente, da importância de preservação das árvores e das aves e defenderam a ave escolhida para cada turma.
Alunos chegaram a soltar pássaros para conscientizar e dizer NÃO as gaiolas, onde em discurso falaram que pássaro bonito é pássaro solto.
Finalizando o projeto toda a comunidade escolar (alunos, pais, professores, funcionários, gestores e equipe técnica) votou nos “candidatos” e elegeu a ave-símbolo de cada escola municipal.
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024