‘PLANTE UMA ÁRVORE E COLOQUE O SEU NOME NELA’
Objetivando incentivar os cuidados com o meio-ambiente, os editores do jornal eletrônico ROL – REGIÃO ON LINE, especializado na publicação de matérias de cunho cultural e artigos de selecionados colunistas, resolveram apresentar uma ideia para elaboração de projeto que poderá contribuir muito com a melhoria da qualidade de vida das cidades e que, por isso, certamente interessará às autoridades públicas, especialmente aos prefeitos, vereadores e aos profissionais e populares preocupados com a ecologia.
Salvo algumas honrosas exceções, as cidades brasileiras parecem desérticas devido à ausência de árvores nas suas ruas e avenidas. Em consequência, além de ficarem cinzentas e feias, a ausência do verde (principalmente árvores) provoca inúmeros prejuízos ao eco-sistema.
As árvores são absolutamente necessárias – imprescindíveis mesmo ao meio urbano – porque diminuem a incidência da luz em mais de 90% e a diminuição da temperatura e da incidência de luz direta sobre os pedestres. Elas funcionam como umidificadores gigantes, porque por elas a água vai para a atmosfera em forma de vapor e assim supre as necessidades de oxigênio para nossa existência.
Segundo o saite ‘Instituto Árvores Vivas’ ,”as arvores podem reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para a recreação. Ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local. Desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade. Reduzem a poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares. Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos. Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes e beleza natural para nossos olhares e almas“.
Assim, pensando em incentivar o plantio de árvores nas cidades, os editores do ROL apresentam o projeto
‘PLANTE UMA ÁRVORE E COLOQUE O SEU NOME NELA‘.
A aplicação dessa ideia se daria através do fornecimento, pela Prefeitura, de mudas de árvores, segundo um planejamento necessariamente bem feito por agrônomos e paisagistas, onde sejam considerados detalhes importantes, como qual planta é mais adequada à rua onde mora o interessado, se lá será melhor uma planta de sombra ou de sol, o tempo que demorará para crescer, qual o tamanho que ela atingirá quando adulta, se não comprometerá a calçamento e as tubulações do local e outros considerandos, como distancia ideal entre elas, se na rua existe postes e fiação elétrica ou telefônica, qual tipo de solo existente, se a muda está respeitando a biodiversidade e resgatando o equilíbrio ecológico, etc. etc.
Assim, seguindo padrões tecnicamente recomendados, a Prefeitura doará uma muda da árvore mais adequada para a ficar em frente da casa onde o cidadão mora , um curso gratuito e rápido sobre como cuidar das plantas e um certificado de participação onde oficializará que aquela planta passará a se chamar tal nome (à escolha do interessado).
Caberá aà Prefeitura, também, a entrega ao cidadão-colaborador, de um diploma, que poderia se chamar ‘Munícipe Plantador de Árvores‘, oficializando que aquela planta passa a se chamar tal nome (à escolha do morador).
De sua parte, o cidadão assinará um termo se responsabilizando pelos cuidados necessários para o bom crescimento da muda, a colocação de uma cerca protetora, realizar a poda quando necessária, adubar a terra e, claro, aguá-la convenientemente, se comprometendo também a zelar por ela por pelo menos três anos (ou até quando a árvore estiver crescida o suficiente para cuidar de si mesma). E mais: ganhará a sombra necessária para refrescar a sua casa e cobrir os automóveis estacionados; ganhará a volta dos passarinhos, o ar mais puro no seu bairro e o retorno do verde emoldurando a paisagem.
Tal iniciativa por parte das prefeituras estará colaborando ainda com a melhoria do clima não só nas suas cidades, mas também no Estado, no país e no planeta, tão carente de melhores cuidados.
No entendimento dos editores do ROL, essa é uma ação municipal que será muito bem aceita pela população, pois apareceriam muitos interessados em participar da promoção, ganhando assim, com isso, o meio ambiente, a paisagem urbana, a qualidade do ar e, o mais importante de tudo, ganhando a parceria da população para a manutenção das árvores.
ROL – REGIÃO ON LINE
Helio Rubens de Arruda e Miranda
Sergio Diniz da Costa
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.