A ‘Oficina de Poesia’ tem por objetivo transmitir fundamentos de poesia e possibilitar a confecção de textos poéticos para os participantes
Idealizada pela professora Renata Pellini, que também é integrante do grupo Coesão Poética de Sorocaba, e com o total apoio do diretor Carlos Marcelo, alunos do ensino médio da ETEC ‘Fernando Prestes’ assistiram à aula inaugural da ‘Oficina de Poesias’, que será ministrada pelo presidente do Coesão, Gonçalves Viana e pelo confrade e professor de Português, Nicanor Pereira.
A Oficina, ministrada gratuitamente, terá duração de 10 a 12 horas/aula, com 2 horas/aula semanais, toda segunda-feira, a partir das 10h.
Os alunos terão a oportunidade de tomar conhecimento teórico e prática sobre a Poesia Ocidental, Poesia Oriental, poemas de forma fixa e conceitos sobre estrofes, versos, rimas e métricas, com exemplos poéticos.
A orientação da Oficina é, essencialmente, para que os participantes construam poemas. Inicialmente, poemas monotróficos, isto é, poemas com uma única estrofe, caso dos haicais (estrofe com 3 versos) e trovas ou quadrinhas (estrofe com 4 versos)
À medida que os participantes forem familiarizando-se com as lides poéticas será posto em prática poemas com uma ou mais estrofes e maior número de versos.
Será distribuída uma apostila com o conteúdo do projeto, para cada um dos participantes.
Após a conclusão da Oficina, poderá ser confeccionado um livro-manual com os trabalhos realizados pelos participantes.
Na foto em destaque, da direita para a esquerda: o diretor da ETC ‘Fernando Prestes’, Carlos Marcelo, e os Coesos Nicanor Pereira, Sergio Diniz da Costa, J.c.Freitas, Bosco da Cruz, Renata Pellini e Gonçalves Viana.
O grupo Coesão Poética de Sorocaba, este ano, completou 12 anos de fundação. E, além de Oficinas de Poesias, promove saraus literários.
- Pajé Pitotó - 8 de dezembro de 2025
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

