A escritora Esmeralda Ribeiro, uma das coordenadoras do projeto Quilombhoje Literatura, participa do bate-papo “Cadernos Negros – Escrita & Resistência”, no dia 9 (quinta), às 19h, na Sala 2, com vagas limitadas, no Sesc Sorocaba
A escritora Esmeralda Ribeiro, uma das coordenadoras do projeto Quilombhoje Literatura, participa do bate-papo “Cadernos Negros – Escrita & Resistência”, no dia 9 (quinta), às 19h, na Sala 2, com vagas limitadas, no Sesc Sorocaba. Na ocasião, a escritora falará sobre literatura afro-brasileira e a publicação Cadernos Negros, que completa 40 anos de existência, para difusão de conhecimentos e informações, bem como desenvolver e incentivar estudos, pesquisas e diagnósticos sobre literatura e cultura negra.
Esmeralda é jornalista e uma das coordenadoras do Quilombhoje Literatura. Defende que as escritoras devem invadir o espaço da produção literária afro-brasileira. Tem participado, como palestrante, de conferências e seminários nos quais aborda a experiência da escrita feminina.
O Quilombhoje Literatura é um grupo paulistano de escritores, fundado em 1980 com objetivo de discutir e aprofundar a experiência afro-brasileira na literatura. O grupo tem como proposta incentivar o hábito da leitura e promover a difusão de conhecimentos e informações, bem como desenvolver e incentivar estudos, pesquisas e diagnósticos sobre literatura e cultura negra.
QuandoHoje, às 19h
Fique AtentoRetirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento
PreçoGratuito
LocalSesc Sorocaba – Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade
Telefone(15) 3332 9933
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024