novembro 24, 2024
O poder cognitivo
Correntezas de um rio
Organização, gestão do lar e mesa posta
Cansaço
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Últimas Notícias
O poder cognitivo Correntezas de um rio Organização, gestão do lar e mesa posta Cansaço A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados

Palestras-debates revelam a capoeira no mês da Consciência Negra

image_pdfimage_print

Os escritores e pesquisadores Abner Laurindo e Carlos Carvalho Cavalheiro participam de uma mesa redonda em que debaterão o fenômeno da capoeira enquanto expressão de luta e resistência no próximo dia 13 de novembro

 

Os escritores e pesquisadores Abner Laurindo e Carlos Carvalho Cavalheiro participam de uma mesa redonda em que debaterão o fenômeno da capoeira enquanto expressão de luta e resistência no próximo dia 13 de novembro. O evento faz parte do calendário do mês da Consciência Negra em Sorocaba.
Coincidentemente, ambos escritores lançaram livros com o esse tema em 2017. Abner Laurindo lançou em março o seu “Mata rasteira — A origem da resistência”, um romance que trata da criação da capoeira. O livro, editado pela Essencial, foi contemplado pela LINC (Lei de Incentivo à cultura) e é uma ficção que traz como mote o surgimento da capoeira.
Carlos Cavalheiro

Por sua vez, o historiador Carlos Carvalho Cavalheiro lançou em junho o livro “Notas para a História da Capoeira em Sorocaba”, resultado de quase 20 anos de pesquisa sobre as raízes históricas da capoeira numa cidade do interior paulista. Trata-se de um estudo inédito e que traz novas luzes para a pesquisa sobre a capoeira. O trabalho de Carlos Cavalheiro serviu de inspiração para pesquisadores como Pedro Cunha, que publicou a sua dissertação de mestrado “Capoeiras e valentões em São Paulo”.

A mesa redonda entre Abner e Cavalheiro deverá trazer informações gerais do uso da capoeira como estratégia de luta e sobrevivência, culminando no caso específico de Sorocaba.
“Mais importante do que reconhecer que a capoeira existiu em Sorocaba no passado é entender o porquê dela ter existido”, argumenta Carlos Carvalho Cavalheiro.
O evento
 A Palestra/Debate “Capoeira: Luta e Resistência”, que terá como debatedores Carlos Carvalho Cavalheiro e Abner Laurindo, ocorrerá no dia 13 de novembro de 2017, às 19 horas, no Auditório da SIAS Rua Santa Cruz, 116 – Sorocaba – Centro. A entrada é franca.
O debate contará com a mediação de José Marcos de Oliveira, um dos membros da comissão organizadora da programação do Mês da Consciência Negra.
Durante o evento serão homenageados os mestres de capoeira que realizam o trabalho de difusão dessa luta e arte, profundamente enraizada na cultura afrobrasileira, na cidade de Sorocaba. Entre os mestres homenageados estarão Mestre Jaime, Mestre Fálcon, Mestre Cuco, Mestre Baiano, Mestre Pulga, Mestre Cupim entre outros.
O mês da Consciência Negra
 Neste ano, a Consciência Negra será comemorada durante todo o mês de novembro e não somente na semana do dia 20.
Da união entre comunidade, o Conselho Negro e as Secretarias de Cultura e Turismo, Abastecimento e Nutrição e Assistência Social, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial, chegou-se a uma vasta programação que começou na sexta-feira (03) e segue até o dia 30 de novembro.
Durante o mês todo ocorrerão espetáculos artísticos, seminários, debates, rodas de conversa, exposições entre outras atividades.
Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo