Jovem angolano, Ismaél Mateus Wandalika vence concurso internacional de literatura no Brasil

O jovem angolano Ismaél Mateus Wandalika se classificou em 3º lugar na categoria Poesia Internacional, com o poema LUANDA, na 6° Edição do Varal Literário, organizado pela Câmara Municipal de Divinópolis, por meio da Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho, e em parceria com a Academia Divinópolis de Letras – ADL.
De acordo com a Câmara Municipal de Divinópolis, as obras foram avaliadas pela Academia Divinopolitana de Letras (ADL), com base nos seguintes critérios: originalidade, técnica de escrita literária, sensibilidade e criatividade artística.
No cômputo geral, o 6.º edição do Varal Literário Internacional apurou 18 vencedores, distribuídos por várias categorias, nomeadamente poesia e crónica, nacionais e internacionais.
Os premiados representam sete países, nomeadamente Angola, Brasil, Estados Unidos da América, Japão, Chile, Inglaterra (Reino Unido) e Moçambique, num universo de quase 600 obras submetidas ao concurso e, dentre elas, a obra Luanda, de Soldado Wandalika (Ismael Mateus Wandalika) foi selecionado e o mesmo conquistou o 3° lugar nesse magno concurso de literatura internacional.
O prêmio representa a valorização da cultura nacional angolana. Mais uma vez vez Angola está sendo valorizada, representada por um filho seu além fronteiras e, desta vez, por meio da poesia/literatura.
O honroso 3º lugar na classificação: Luanda!
LUANDA
Os dias aceleram os batimentos dos cérebros
Entre os olhares de esperança!
Esperam dias de glórias
De mãos dadas com incerto destino
Reinventam o clima para que a respiração flua na ação das vidas nas vias diárias!
O futuro assobia os ares que sustentam os peitos
Luanda
Terra do cidadão impaciente
Do
Privilegiado imigrante
Do
mais velho que olha distante
Das
Crianças que crescem prematuramente
Do
Moto Boy desordeiro
Do
Profeta que tem extorquido o dinheiro
Única capital de Angola, centro de tudo
Acolhedora por excesso, terra de negro
Luanda diversa
Socialmente desequilibrada
Uns dormem com fome
Outros por preguiça não comem
É Luanda dos guetos na vertical
Cidade escolhida para vencer na vida
Onde os seus correm atrás da vida mesmo sem nenhum pedaço de vida…
Luanda!
Soldado Wandalika
CEO do projeto lusófono internacional Poetas da ilusão
Biografia de Ismaél Wandalika

Natural de Luanda (Angola), e mais conhecido no meio artístico como Soldado Wandalika, é Gestor Administrativo, poeta, escritor, declamador, músico, compositor e agente cultural. Iniciou sua carreira literária como poeta declamador em 2006.
Em 2020 lançou o primeiro EP, intitulado General de Guerra, composto por duas músicas e quatro poemas. Tem três músicas e um videoclipe disponibilizado nas plataformas digitais e no YouTube. Participou da Antologia Poema Sem Vogal, no Brasil.
É colaborador da Rádio Cultura Angola no programa Manhã De Prosa e trabalhou na Rádio Cazenga, como agente cultural. Como poeta, colaborou com a Rádio Eclésia, dando voz ao espaço Palco das Artes. Tem colaborações artísticas com artistas do México, Moçambique, e do Brasil. Autor do livro Kuduro Poético. (Kuduro).
É CEO do projeto internacional Poetas Da Ilusão, composto por brasileiros, moçambicanos e angolanos e mentor do projeto comunitário Meu Bairro Meu Centro Cultural.
- Angolano vence concurso internacional de literatura - 3 de fevereiro de 2026
- Pequeña historia de META - 2 de fevereiro de 2026
- II Prêmio Laurel de Literatura - 30 de janeiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

