Alunos de Iperó participam de projeto na Câmara Federal
Cerca de 20 alunos da Escola Municipal “Prof. Zilma Thibes Mello”, de George Oetterer, estiveram em Brasília entre os dias 19 e 21 de outubro, onde participaram do projeto “Câmara Mirim 2017”, desenvolvido pela Câmara Federal. O objetivo da iniciativa é levar estudantes a desenvolverem as funções dos deputados, atuando como deputados mirins durante o encontro.
Os alunos foram acompanhados pela professora Yolanda Bezerra de Andrade, que orientou as atividades relacionadas ao projeto desde o início do ano na escola. Durante as atividades em Brasília, os alunos debateram, votaram e discursam sobre três projetos de leis apresentados pelas escolas participantes, sendo a Padronização da data de fabricação e validade dos produtos, a Tradução dos documentos dos refugiados e a Saúde na Escola. A escola iperoense foi a única do Estado de São Paulo a chegar até esta fase do projeto. Além da Câmara, os alunos conheceram a Esplanada dos Ministérios, a Catedral, o Museu, a Biblioteca e a Praça dos Três Poderes.
De acordo com a professora, a ação representou um exemplo de protagonismo juvenil. “Foi muito importante a ida a Brasília. Uma experiência única e inesquecível para todos. E a ação concreta, do local para o global, foi sair do território da escola, de um bairro, de um pequeno município do interior de São Paulo, para o território da capital do país”, comentou.
O projeto de lei encaminhado pela Escola Municipal “Prof. Zilma Thibes Mello” foi sobre a inclusão do ensino da Astronomia no currículo escolar como disciplina eletiva, idealizado pela aluna Evelyn Christine de Faria. Ainda como parte do “Câmara Mirim 2017”, a aluna apresentará a proposta na Câmara Municipal de Iperó, destacando a valorização da educação no município.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.