setembro 20, 2024
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba
Exposição de Artes Janelas do Brasil
Homenagem ao concurso Miss Brasil
O luar e o amor
Aldravia (3)
Em toda estação há solidão
Penso em ti e logo te quero
Últimas Notícias
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba Exposição de Artes Janelas do Brasil Homenagem ao concurso Miss Brasil O luar e o amor Aldravia (3) Em toda estação há solidão Penso em ti e logo te quero

Genealogia: Afrânio Mello atende gratuitamente pedidos de leitores. Nesta edição informações sobre as familias CAPUCI e CECILIO

Afrânio Franco de Oliveira Mello – ATENDIMENTOS NÚMEROS 942 e 943

SEGUNDA REMESSA.

Eliana,

Continuo a enviar os seus arquivos.

Agora segue os dos Sobrenomes :

CAPUCI…………………………….. 5 páginas e 1 brasão ;

CECILIO……………………………. 4 páginas e 1 brasão.

Veja que interessante a origem do sobrenome Capucci…. Gorro ou Touca e a do Cecilio é do Latim Caecus, que quer dizer Míope ou Cego, com origem espanhola também.

Note que o Brasão do Cecilio é muito bonito , com Elmo e tudo o mais.

Abiaxo resumos extraidos dos arquivos principais que só você recebe.

Espero que goste.

Abraços
Afrânio Franco de Oliveira Mello
afraniomello@itapetininga.com.br

Rol-Região On Line
“Estas informações estão sendo fornecidades gratuitamente
e serão publicadas na edição virtual do Jornal ROL – Região
On Line (www.jornalrol.com.br). A não concordância com essa
publicação deve ser informada imediatamente “.

 

Capucci, Capuci, Capocci, Cappucci, Cappuci,Cappuzzo, Cappuzzi, Capussi,

são sobrenomes de origem italiana com a mesma origem em comum. Cappucci é o plural de CappuccioCappuccio diminutivo de Cappa “Gorro, Touca”, provavelmente os primeiros que adotaram esse sobrenome era fabricantes ou comerciantes de gorros. Em 1415 encontramos Angelus Andreotti Cappucci mercador guardião. Há o registro em 1464 Gaspar Capuccisepultado na Igreja de Santa Bárbara. Registra-se Dominus Iacobus Scapucciis(Capucci) escritor sacro que viveu em 1466 num mosteiro no norte da Itália. Registra-seSulpitius Colaes de Scapucciis (Capucci), nascido em 1471 na Itália. Registra-se Mario Capucci que em 1509 trabalhava no Conservatório de Roma e Francesco Capuccitrabalhava no mesmo local em 1588. Família remonta desde o fim do Império Romano no século V, infelizmente com a queda do Império devido as invasões bárbaras, muitos dos títulos, documentos e relíquias foram perdidas ou destruídas. Muitos sobrenomes da época se perderam na corrente do tempo, poucos se mantiveram como os Cappucci e Silva. Registra-se Giovanni Capocci prefeito de Pergugia em 1223. Registra-seGiacomo Capocci senador de Roma em 1254. O Historiador Cencio Camerario fala de um Consul chamado de Romanus Capoccius Romanorum que atuava em Roma em 1221. Um ramo da família dos Capucci estiveram nas altas cortes católicas. Nichola Capucci foi Cardeal nomeado pelo papa Clemente VI por volta de 1320. Outro Cardeal na família foi Pedro Capucci nomeado pelo papa Inocente IV por volta de 1200.

Registros de Imigrantes no Brasil

clip_image002[3]

clip_image002[4]

clip_image002[5]

clip_image002[6]

Registra-se Carmella Capucci, nascida em 01.10.1887 e batizada na Igreja Católica de Nossa Senhora da Assunção, Centro, São Paulo, São Paulo, Brasil. Filha de Jozé (Giuseppe) Capucci e Rozanna Colunna.

Registra-se Guilhermina Capucci, nascida em 12.05.1903 e batizada em 06.03.1904, na Igreja Católica de Nossa Senhora da Assunção, Centro, São Paulo, Brasil; filha de Gabriel Capucci e Rosália Simone.

Registra-se Vincenzina Capucci, nascida por volta de 1875, Itália; casou-se com Lelis Sabatini em 15.04.1893 na Igreja Católica de Nossa Senhora da Assunção, Centro, São Paulo, Brasil; filha Giuseppe Capucci e Rosália Caloma. Teve dois filhos: Annibal Sabatini e Mercedes Sabatini.

=================================================================

clip_image003Cecílio

sobrenome de origem latina. Significado do Nome Cecílio. Tem origem nonome vindo do latim Caecilius, derivado da palavra Caecus, que quer dizer literalmente “cego, míope”. Acredita-se que o nome tenha surgido a partir de um sobrenome adotado para homenagear um ancestral que era cego. Por ser um sobrenome patronímico, há diversos ramos na Itália, Espanha e Portugal, sendo impossível determinar uma árvore genealógica muito extensa. Porém, muitas linhagens deste sobrenome provaram sua nobreza nas Ordens de Santiago, Calatrava, Alcántara e Montesa (corporações nascidas para lutar contra a invasão dos mouros, cooperando com a Reconquista da Espanha e Portugal. Assim assegurando a ordem e protegendo aos peregrinos e desvalidos), Carlos III e a Ordem San Juan de Jerusalén (é uma ordem religiosa militar fundada no século XI); numerosas vezes nas Reais Chancelarias de Valladolid y Granada, na Real Companhia de Guardas Marinhas e na Real Audiência de Oviedo.

 Segundo o historiador e escritor, Jerônimo, do segundo século depois de Cristo em sua obra Crónica, referindo ao ano de 179 AC. ”Alcança seu esplendor o escritor de comédias Cecílio Estácio (imagem), galo ínsubro de nascimento em 239 AC e no princípio companheiro de Enio”. Alguns estimam que ele era de Milão. Morreu ao ano seguinte da morte de Enio em 169 AC e foi enterrado junto ao Janículo. Alguns afirmam que Cecílio foi de origem escrava, segundo uma notícia de Auto Gelio “Estácio era sobrenome de escravos. Entre os antigos haviam muitos escravos com esse sobrenome. Também Cecílio, o famoso poeta cômico, e por ele ter o apelido Estácio. Porém conseguiu a liberdade e acrescentou ao seu nome o termo Cecílio como prenome originalmente. Na realidade ele foi feito prisioneiro durante a conquista da Gália Cisalpina pelos romanos entre 232 a 222 AC, com bastante probabilidade com ocasião da derrota dos gálios na batalha de Clastídio, ocorrida em 222. Levado a Roma como prisioneiro, seguiria na sorte de outros homens de letras no período republicano, isto é, depois de sua liberdade, com adoção do nome de seu antigo amo, um personagem pertencente a uma das mais antigas famílias romanas que se tem registro, os Cecílios. Os descendentes de Cecílio Estácio adotaram como sobrenome Cecílio em eliminaram Estácio por estar intimamente ligado a pessoas de origem escrava.

Registra-se Francesco Vincenzo Cecílio, nascido por volta de 1898, Isola Bella, Itália; casou-se em 12.11.1923 com Caterina Natália Cucco (filha de Andrea Cucco e Margherita Ronco) em Villanova d’Asti, Asti, Piemonte, Itália; filho de Antonio Cecilio e Agnese Torazza.

Registra-se Alberto Cecilio, nascido em 17.09.1894, Casoli, Chieti, Abruzzo, Itália.

Registra-se José da Costa Cecílio, nascido em 1797, Canedo Matto, Mangualde, Viseu, Portugal e falecido em 29.03.1877, Carvalhal Redondo, Viseu, Portugal; casou-se por volta de1820 com Engracia Maria.

Registra-se Manuel Martins Cecílio, nascido por volta de 1845, Campo Maior, Portalegre, Portugal; casou-se por volta de 1870 com Maria do Carmo Borrega. Tiveram os seguintes filhos: Francisco Martins Cecílio, nascido em 09.07.1871; Manuel Martins Cecílio, nascido em 09.02.1873; Maria Martins Cecílio, nascida em 27.05.1875.

Registra-se Ysabel Gil Cecílio, nascida em 27.10.1721, San Pedro Apostol, Zaratan, Valladolid, Espanha; filha de Juan Gil e Angela Cecílio.

Registra-se Maria Genoveva Felipha Vitória de Villa Cecílio, nascida em 16.09.1762, San Pedro, Lugo, Espanha; filha de Francisco Xavier de Vila e Josepha Cecílio y Garcia.

 =====================================================================================================================================================================

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo