“No dia em que o Brasil comemora o Livro Infantil e o nascimento de Monteiro Lobato (1882-1948), festejamos o amor à leitura e à Literatura com este lançamento.”
Na memorável noite de 18 de abril de 2018, quarta-feira, no Estúdio Cultural LEXMEDIARE, em Sorocaba, lançamos nossa 34ª publicação – “Bilo: a salvadora de livros!”
No dia em que o Brasil comemora o Livro Infantil e o nascimento de Monteiro Lobato (1882-1948), festejamos o amor à leitura e à Literatura com este lançamento.
Aos amigos e parentes presentes, faço os maiores agradecimentos!
Meu irmão Beto, que também é professor da Rede Pública Estadual de Ensino/SP, vindo de Itapetininga, trouxe-nos, além de sua visita, a alegria e a divulgação de nossos trabalhos literários. Disse-nos de seu orgulho por estar conosco numa noite dedicada à Literatura voltada às crianças.
Sergio Diniz, editor do Jornal ROL, discursou sobre a importância da Literatura para crianças e do quanto realizamos, seguindo os passos do grande brasileiro Monteiro Lobato.
Ana Cristina, já com 14 anos, poetisa, foi de uma maestria admirável em suas palavras de incentivo, amizade e aposta em nossas ações literárias!
Caique Ferraz, 15 anos, o ilustrador, até me questionou sobre a importância das crianças em meus escritos. A ele, fiz questão de responder, como diria outro grande brasileiro, Ariano Suassuna, que é na infância que o escritor “nasce”. E eu, como Suassuna, também “bebo” na imaginação daquele período.
Henrique, pai de Ana Cristina, perguntou-me sobre os sentimentos, enquanto ouvia o discurso de Adriana Rocha, minha esposa e apoiadora cultural. E a resposta que ofereci foi a mais genuína: sinto uma verdadeira revolução de dentro para fora, como incentivo e entusiasmo!
Adriana Rocha, por sua vez, comentou sobre o acompanhar que realiza em meu cotidiano. Verdadeiramente, é com ela que compartilho a imaginação da infância nas letras embaladas pelas madrugadas. Nelas, prosa e poesia nadam como fazem os peixes em mar aberto. Para essas águas de letras, lá vou eu com Adriana!
Romir Ferraz, pai de Caique, impressionou-se com nossa trajetória literária, iniciada em 2013, como bem lembrou Sergio Diniz, e disse-nos do quanto passou a acreditar nos trabalhos assumidos por seu filho. Como amigo e parceiro, sente-se orgulhoso pela participação de toda a sua família.
Delso da Costa, acompanhado por Eloina, sua esposa, empolgado pelas leituras das publicações, confessou que precisa nos acompanhar por mais tempo, relatando a todos, que a amizade se solidifica enquanto compartilhamos as crenças mais profundas de nossas vidas.
Andréa Rodrigues, mãe de Ana Cristina, disse de sua alegria e confiança. Agradeceu pelo que compartilhamos com sua filha e sua família. A ela, Romir fez coro, referindo-se a Caique. Andréa foi presença de sorriso na noite literária!
Enquanto fotografava todos os nossos passos, Patrícia Ferraz nos oferecia alegria e beleza, sinceridade e confiança em mais um encontro literário de festa! A ela, somaram-se Matheus e Elizabete. Ele, amigo de infância de Caique, que o chamava de “Mateuso” e ela, mãe do ilustrador e de Patrícia.
Pelo Jornal Região Online – ROL – de Itapetininga, na pessoa de seu 1º editor, Hélio Rubens, nossos agradecimentos, que também se estendem aos demais apoiadores culturais: Fotos JJ, de José Alberto, Janete de Fred; Academia Votorantinense de Letras, Artes e História – AVLAH e Primeira Câmara de Mediação e Arbitragem de Itapetininga e Região, LEXMEDIARE Ltda.
Faço questão de destacar, que – “Bilo: a salvadora de livros!” é minha primeira publicação totalmente colorida, pelo Grupo Editorial Scortecci, de São Paulo capital.
Aos presentes e a todos que nos apoiaram em mais este trabalho, muitíssimo obrigado!
Aos nossos amigos leitores, em primeiríssima mão, anuncio: estaremos na 25ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo:
- 07/08/2018.
- Terça-feira.
- Das 15h00 às 17h00.
Com “Bilo”, vamos à Bienal!
ÉLCIO MÁRIO PINTO, escritor.
Outros flashes do lançamento:
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024