A partir da próxima segunda-feira (18), instituições museológicas de todo o País contarão com programação especial, parte da 13ª edição da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC). O evento é realizado anualmente em celebração ao Dia Internacional de Museus e terá como tema “Museus para uma sociedade sustentável”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).
Ao todo, 1.378 instituições em 609 municípios brasileiros participarão da semana, com 4.570 atividades, entre palestras, exposições, oficinas, minicursos, ações educativas, exibições de filmes e espetáculos teatrais que se estendem até 24 de maio.
A sustentabilidade é um dos grandes desafios da vida contemporânea e o Ibram/MinC, ao trazer essa causa para discussão, tem como objetivo fomentar em toda a sociedade uma maior conscientização da ação do homem sobre o planeta e reforçar a necessidade urgente de alinhar o modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e inovação. De acordo com o Ibram, nos museus, a sustentabilidade oportuniza repensar práticas, rever ações, debater, questionar, mobilizar e, sobretudo, aperfeiçoar a participação social para a construção de um mundo que reverbere essas ações.
#EunoMuseu
Quem for conferir as atividades da Semana dos Museus pode registrar sua participação utilizando a hashtag #EunoMuseu nos posts do Facebook, Twitter e Instagram. Os melhores cliques farão parte de uma galeria especial do evento e poderão aparecer nas redes sociais do Ministério da Cultura (MINC).
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.