Evento em São Paulo debate os três anos de aprovação do Código FlorestalPara mediar o debate organizado pelas mais importantes entidades ligadas ao meio-ambiente, o escolhido foi Reinaldo Canto, expert no assunto e que publica sua matérias em vários orgaos de imprensa, entre elas o ROL – Região On Line.
Governo, academia, sociedade civil e iniciativa privada aproveitam a data para analisar o atual
estágio de implantação do Código Florestal e seus desafios no estado e no país
Após a difícil e desgastante aprovação do “novo” Código Florestal, surgiram inúmeros desafios para a sua efetiva regulamentação. Neste período de três anos, além das dificuldades e obstáculos relativos à sua implementação, novas questões como a crise hídrica apareceram para tornar o tema ainda mais urgente e necessário. Mesmo assim, a velocidade desse processo deixa muito a desejar. E preciso um real apoio de todos os setores da sociedade brasileira para que a lei seja estabelecida de acordo com os requisitos aprovados.
Este evento que celebra os três anos de aprovação do Código Florestal tem como um de seus principais objetivos alertar para a sua efetiva regulamentação com transparência e assertividade. A oportunidade de realizar este encontro evidencia-se ante o momento político-administrativo de prorrogação do prazo para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), assim como a necessidade de implementação de determinados pontos da norma como: formas de recuperação de áreas degradadas e a regulamentação da lei estadual 15.684/2015, que trata do Programa de Regularização Ambiental (PRA) em São Paulo.
O encontro em São Paulo está sendo organizado pela Iniciativa Verde, IPAM, SOS Mata Atlântica e Imaflora e em simultaneidade com outros eventos realizados na mesma data pelo Observatório do Código Florestal (OCF) (http://www.observatorioflorestal.org.br). O Observatório é formado por instituições da sociedade civil e tem como objetivos monitorar a implementação da nova Lei Florestal (Lei Federal 12.651/2012) em todo o país.
Programação:
9h – Café de boas-vindas
9h20 – Abertura – Roberto Resende – OCF
9h30 – Mesa 1 – O Código Florestal no Estado de São Paulo (1h30):
Apresentações de 10 minutos e debates.
Mediador:
• A confirmar.
Palestrantes:
• Cristina Maria de Azevedo – Secretária-Adjunta do Meio Ambiente do Estado SP
• Gustavo Diniz Junqueira – Presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB)
• Rubens Naman Rizek Júnior – Secretário-Adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP
• Ricardo Rodrigues – Professor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP)
11h00 Mesa 2 – Crise Hídrica e as Florestas (1h30):
Apresentações de 10 minutos e debates
Mediador:
• Mauricio Tuffani – editor da Scientific American Brasil e blogueiro da Folha de SP
Palestrantes:
• Carlos Rittl – Secretário-Executivo do Observatório do Clima
• Luiz Cornacchioni – Diretor Executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG)
• Malu Ribeiro – Coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica
• Tatiana Barreto Serra – Promotora de Justiça e Assessora da Área de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo
12h30 Encerramento
Serviço:
Dia e horário: 21/05 – Das 9h às 12h30
Local: Hotel Intercontinetal – Alameda Santos, 1.123 – Sala Nery
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.