Desta vez ele não quer ver mocinhas, quer NÃO ver policiais. |
O presidente da Casa Bandida do Futebol, Marco Polo Del Nero, deveria permanecer na Suíça nesta 6ª feira (29), para ajudar a escolher o novo chefão da Federação Internacional de Falcatruas e Armações.
Mas, ao perceber que as investigações do FBI estavam chegando perigosamente perto dele, abandonou tudo e voltou depressinha para o Brasil, antes que o levassem para fazer companhia ao Marin.
Talvez tenha escapado da frigideira para cair no fogo: fontes de Brasília antecipam que ele será o principal alvo da CPI da ladroagem futebolística.
Afora o fato de a Polícia Federal estar ansiosa por mostrar serviço, depois de sua congênere estadunidense ter-lhe atirado na cara que há 20 anos não cumpre com seu dever.
(clique aqui para ouvir “Se gritar pega ladrão”, na voz de Bezerra da Silva e Os Originais do Samba)
HONRA ENTRE LADRÕES…
…é um dos títulos alternativos que recebeu, no mercado de vídeo, o excelente policial francês Adeus, amigo (que vocês podem assistir na íntegra clicando aqui).
Tem tudo a ver, aliás, pois remete ao momento mais marcante do filme. Dois homens que mal se conhecem são comparsas numa contravenção e, ao separarem-se, um deles (Alain Delon) diz para o outro jamais admitir que tinham agido juntos, caso contrário ambos pegariam penas bem maiores. Pede-lhe que dê sua palavra de honra.
O outro (Charles Bronson) objeta: “Mas, eu não tenho honra”.
O primeiro insiste: “Quero sua palavra mesmo assim”.
E o juramento acabará sendo integralmente cumprido.
Esta lembrança me ocorreu ao ler que o atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, abandonou às feras seu velho parceiro e amigo José Maria Marin, tentando escapar sozinho do escândalo de corrupção no futebol.
Assim, a CBF não está dando assistência jurídica nenhuma a Marin na Suíça, desbatizou o edifício-sede (que tinha o nome dele) e destituiu-o da vice-presidência que ocupava. Coloca-o no isolamento, como leproso, na esperança de evitar o contágio.
Em vão: segundo vejo no site da Folha de S. Paulo, EUA indicam que Marin dividiu propina com Del Nero e Teixeira.
ROMÁRIO EXIGE FAXINA COMPLETA: “O SAFADO, LADRÃO E ORDINÁRIO DEL NERO TAMBÉM TEM QUE SER PRESO!”
“Policiais deram uma batida em um ninho de ratos e prenderam vários dirigentes.
Todos acusados de participar de um esquema de corrupção que já dura 20 anos.
Vergonhosamente, entre os detidos está o vice da CBF, José Maria Marin, um dos ratos que venho denunciando há muito tempo.
Infelizmente não foi a nossa polícia que prendeu. Então, parabéns ao FBI e à polícia suíça.
O safado, ladrão e ordinário Del Nero [que sucedeu Marin na presidência da CBF] também tem que ser preso!” (Romário de Souza Faria, que, como futebolista, carregou a Seleção Brasileira nas costas no Mundial Fifa de 1994, sendo hoje senador pelo RJ)
RECORDAR É VIVER: QUEM COM CÃES SE DEITA, COM PULGAS SE LEVANTA”
Face ao mal estar causado pela foto do estranho casal, assessores de Dilma Rousseff estão alegando que não houve efusividade entre ela e José Maria Marin, mas sim uma esperteza do fotógrafo da CBF, que ficou de prontidão à espera de uma oportunidade para clicá-la sorridente. O sinal de positivo seria para alguém que não aparece na foto. OK, o registro está feito. No entanto:
- é meio pueril uma presidenta da República dividir camarote com um desafeto e permanecer emburrada, melhor seria não ter ido lá ou estar em companhia menos constrangedora;
- quando adolescentes admitem terem sido ingênuos, tudo bem, mas pessoas vividas têm mais é de nunca baixarem a guarda, até porque, conforme reza a sabedoria popular, quem com cães se deita, com pulgas se levanta.
O ‘estranho casal’ sob vaias na Copa das Confederações |
Finalmente, permito-me considerar que não houve empenho real do governo federal em evitar a situação extremamente vexatória de que teremos na tribuna de honra de uma Copa do Mundo disputada no Brasil, como presidente da CBF, um antigo capacho da ditadura militar: o patético Zé das Medalhas.
…havia como se chegar a solução melhor [uma articulação para evitar que o dirigente máximo do futebol brasileiro fosse alguém que nos humilhasse tanto, quando os olhares do mundo inteiro estariam voltados para nós], desde que o governo se dispusesse a pagar o preço, pois lidava com indivíduos que colocam SEMPRE os interesses acima das convicções. Mas, preferiu preservar suas moedas de troca para outras barganhas…
(o texto acima foi divulgado no blogue Náufrago da Utopia um ano antes do Mundial 2014 da Fifa)
MARIN NO XILINDRÓ: É UMA VERGONHA A JUSTIÇA DOS EUA ESTAR FAZENDO O QUE A NOSSA HÁ MUITO DEVERIA TER FEITO!
“Fazer política é meter a mão no sangue e na m…” (Sartre) |
Deu na BBC Brasil (a íntegra está aqui):
“O vice-presidente da CBF, José Maria Marin, e outros seis dirigentes da Fifa foram presos na manhã desta quarta-feira em um hotel em Zurique, na Suíça, sob acusações de corrupção.
A polícia suíça efetuou as prisões a pedido da Justiça americana, onde corre um processo sobre corrupção na organização.
Marin foi visto deixando o hotel entre os detidos, acompanhado de policiais que carregavam sua mala e seus pertences em uma sacola plástica.
…Eles podem ser extraditados para os Estados Unidos.
…O grupo é acusado de armar um esquema de corrupção com propinas de pelo menos US$ 150 milhões de dólares (mais de R$ 470 milhões), que existe há pelo menos vinte e quatro anos.
Fizeram com ele o que ele fez com o Vladimir Herzog? |
Entre as acusações que os suspeitos enfrentam estão lavagem de dinheiro, crime organizado e fraude eletrônica.
‘O indiciamento sugere que a corrupção é desenfreada, sistêmica e tem raízes profundas tanto no exterior como aqui nos Estados Unidos’, disse a procuradora-geral Loretta Lynch.
‘Essa corrupção começou há pelo menos duas gerações de executivos do futebol que, supostamente, abusaram de suas posições de confiança para obter milhões de dólares em subornos e propina’.“
Meu sentimento, como brasileiro, é de enorme vergonha, por estar a Justiça estadunidense fazendo o que nossa Justiça deveria ter feito há décadas.
Mas, não de culpa, porque sempre tratei tal cidadão como medíocre, incompetente, corrupto e cleptomaníaco, elemento nefasto para o esporte brasileiro, tudo tendo feito para que ele não conduzisse a Seleção Brasileira para a derrota anunciada em 2014.
Feitos um para o outro: Marin e Maluf. |
Mesmo assim, considero um exagero a possibilidade levantada pelo Depto. de Justiça dos EUA, de que Marin venha a ser condenado a 20 anos de detenção. Para um octogenário, isto equivaleria à prisão perpétua. Ele fez totalmente por merecer a desonra e o opróbrio, mas morrer na prisão seria demasiado.
Aproveito para reproduzir dois posts antigos meus que ajudam a montar o dossiê Marin:
DEIXAREMOS UM FILHOTE DA DITADURA NOS REPRESENTAR NO MUNDIAL 2014?!
FOLHA CORRIDA DO ATUAL PRESIDENTE DA CBF:
- COMO DEPUTADO DURANTE A DITADURA MILITAR, EXIGIU QUE FOSSE INVESTIGADA A INFILTRAÇÃO COMUNISTA NA TV CULTURA (PONTO DE PARTIDA DO ASSASSINATO DE VLADIMIR HERZOG) E FOI À TRIBUNA FAZER OS MAIS RASGADOS ELOGIOS AO DELEGADO SÉRGIO FLEURY (O TOCAIEIRO DO MARIGHELLA). LEIA OS DOIS DISCURSOS DO LAMBE-COTURNOS aqui
- COMO ESPORTISTA, ROUBOU ATÉ MEDALHA DE CAMPEÃO DA COPA SÃO PAULO (vide aqui).
- COMO CIDADÃO, FEZ “GATO” PARA SURRUPIAR ENERGIA ELÉTRICA DO VIZINHO (vide aqui).
DEIXAREMOS UM MARIN DESSES REPRESENTAR O FUTEBOL BRASILEIRO NUMA COPA DO MUNDO?!
O PRESIDENTE DA CBF TAMBÉM SURRUPIOU OBRAS DE ARTE?
É o que o Juca Kfouri insinua (vide aqui). Dizendo não conhecer o apartamento de José Maria Marin, o jornalista afirma haver escutado “dos que já tiveram a honra de lá estar que seus quadros são dignos de decorar as paredes de palácios”.
E, com fina ironia, arremata:
“Como, por exemplo, o dos Bandeirantes“.
Ou seja, Kfouri sugere que Marin também teria levado souvenirs de sua passagem pela sede do Executivo paulista, entre maio/1982 e março/1983, quando substituiu o licenciado governador biônico Paulo Maluf, do qual era vice.
Se non è vero, è ben trovato. Afinal, continua vivo na nossa memória aquele patético episódio de 2012, quando, disfarçadamente, Marin embolsou a medalha que deveria entregar a um jogador do Corinthians, durante a cerimônia de premiação dos campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Não foi, contudo, tão sorrateiro a ponto de passar despercebido para um atento câmera da TV Bandeirantes, que flagrou o furto.
Daquela vez, a cleptomania marinesca acabou sendo exibida em rede nacional de TV.
E agora, estaria escancarada nas paredes do seu luxuoso apê –aquele cujo elevado consumo de energia elétrica foi, segundo outra denúncia de Kfouri, pago durante muito tempo pelo vizinho, pois o distraído Marin teria esquecido de desmembrar as contas, ao alugar-lhe o apartamento ao lado.
https://www.youtube.com/watch?v=IVZbulmbsc4&authuser=2
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.