Evento acontece no próximo dia 29 na Câmara de Itapetininga, com vagas gratuitas e limitadas aos participantes.
Com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema (CBH-Alpa) e a Associação Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (ASPIPP) realizam, no próximo dia 29 de julho, na Câmara Municipal de Itapetininga, o II Seminário de Agricultura Irrigada. As vagas são limitadas e os interessados já podem efetuar gratuitamente suas inscrições pela internet, através do site do comitê.
De acordo com os organizadores, o encontro visa fortalecer a discussão acerca da viabilidade da agricultura irrigada face aos desafios oferecidos ao setor de produção de alimentos. São esperados representantes de instituições públicas e privadas e prefeitos dos 34 municípios do CBH-Alpa, além de produtores rurais, estudantes e especialistas do setor agrícola.
Foco do Seminário
A programação do seminário ocorrerá em duas salas. Na primeira ocorrerão dois painéis com palestrantes, sendo 3 pela manhã e 4 a tarde, com debate ao final de cada painel, com temas ligados diretamente a agricultura irrigada e manejo do recurso hídricos: “Política e Gestão da Agricultura Irrigada no contexto da Gestão dos Recursos Hídricos”; “Casos de Sucesso e Projetos da FEHIDRO”.
Paralelamente, na segunda sala, serão realizados outros dois painéis: “Atuais Desafios do Agronegócio e Perspectivas para o Futuro” (manhã) e “Inovação Tecnológica – Agricultura Irrigada e Sistema de Plantio Direto” (tarde), que serão finalizados com dois workshops, sob a mediação de Marcelo Balazina e Maria Josefina Lepri Morandin (IMO Brasil).
Crise Hídrica
Segundo informou a diretora executiva da ASPIPP, Priscila Silvério Sleutjes, os temas foram estrategicamente elencados para a discussão, visando a disseminação de informações acerca da agricultura irrigada, como alternativa de enfrentamento ao desafio social de produzir mais alimentos, com sustentabilidade e o uso responsável da água.
“Em tempos de crise hídrica, é oportuno ampliarmos as discussões e formularmos novas ações e diretrizes para tomarmos em relação à agricultura irrigada. O sudoeste paulista é um dos polos difusores no setor e desenvolve uma agricultura de impacto positivo, concentrando as melhores práticas e tecnologias de manejo, que, se espraiadas para outras regiões, podem contribuir sobre maneira para a preservação dos recursos hídricos”, disse.
Quem apoia e inscrições
O II Seminário de Agricultura Irrigada conta ainda com o apoio da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (Febrapdp); DAEE; Cetesb; CATI; Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola (Fundag); Faculdade de Ciências Agronômicas, da Unesp de Botucatu e Câmara Municipal de Itapetininga. As vagas são limitadas e as inscrições já podem ser feitas pelo site http://cbhalpa.com.br.
Serviço:
II Seminário de Agricultura Irrigada
29 de julho de 2015| 8h às 17h
Câmara Municipal de Itapetininga
Vagas limitadas
Inscrições gratuitas: http://cbhalpa.com.br
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.