Afrânio Mello fornece informações sobre a família Ricci
ATENDIMENTO NÚMERO 1.223
Riccio, Ricci, sobrenome de origem italiana. Sobrenome de uma família de origem italiana estabelecida no Brasil, onde chegou a 27.01.1884, a bordo do vapor Polcevera, Romeo Riccio, natural da Itália, procedente de Genova, 36 anos de idade, com destino à capital do Estado de São Paulo[Hospedaria dos Imigrantes – São Paulo, Livro 002, 003 – 27.01.1884].
Registra-se Amadeo Nede Riccio, nascido em 1904, Sao Paulo, Sao Paulo, Brasil. Registra-se Armando Riccio, nascido em 1907, São Paulo, São Paulo, Brasil. Registra-se Carlos Riccio Liberti, nascido em 1880, Itália; casou-se em 1912 em Canelones, Uruguai. Registra-se Carlos Riccio, nascido em 23.11.1914, Santos, São Paulo, Brasil. Registra-se Carlo Riccio, nascido em 1882, Itália; casou-se em 1914, Canelones, Uruguai. Registra-se Carlos Riccio Daniello, nascido em 1920, Guayquil, Equador. Registra-se Catarina Riccio, nascida em 1786, San Martino, Avelino, Itália e falecida por volta de 1880, São Paulo, São Paulo, Brasil. Registra-se Clara Rita Bonilla Riccio, nascida em 24.08.1946, Montivideo, Uruguai. Registra-se Domingo Ottati Riccio, nascido em 1904, Montivideo, Uruguai; casou-se em 1934 com Ester Escobar em 1934, Montivideo, Uruguai. Registra-se Guerino Riccio, nascido em 1908, São Paulo, São Paulo, Brasil. Registra-se Marcelina Maria Cabrera Riccio, nascida em 21.03.1906, Lavalleja, Uruguai.
Ricci, sobrenome de origem italiana, possivelmente um hipocorístico – forma pluralizada de Riccio [forma popular e coloquial, redução de muitos nomes e sobrenomes com esta terminação, como Enrico, Frederico, Odorico [Ciro Mioranza, Dic. dos Sobren. Italianos, 262]. Forma apocope do italiano arriciato, eriçado, crespo [Anuário Genealógico Latino, IV, 63]. Sobrenome de uma família estabelecida, na primeira metade do século XIX, no Rio de Janeiro, à qual pertence Vicente Ricci, que deixou geração, registrada na Igreja da Candelária.
Mapa com a distribuição do sobrenome na Itália.
Família Riccio
24 de novembro de 2011 / Família Letra R
A família Riccio não é muito popular no Brasil, é um sobrenome pouco comum. É simples e curto, e possui uma história bastante diferente. Confira a seguir algumas informações sobre a origem do sobrenome Riccio, curiosidades e modelo do brasão da família.
Origem da Família Riccio
O sobrenome Riccio é italiano, região da cidade de Gênova. Tem sua origem na língua latina, vem da palavra Ericius, que significa porco-espinho, ouriço, animal com pêlos duros, animal com pelos enrolados ou cacheados. O termo em italiano riccio ou rizzi significa crespo, e dessa forma, esses cabelos deveriam ser uma das principais características dessa família.
Acredita-se que essa família se originou por volta do ano de 1400, com um barão que também foi Cavaleiro da Ordem de Malta (por esse motivo a figura do cavaleiro está presente no brasão da família). No Brasil, a primeira pessoa com esse sobrenome chegou em 1884, natural de Gênova, chamado Romeo Riccio e a bordo do navio a vapor Polcevera. O registro está no livro da Hospedaria dos Imigrantes.
Curiosidades do sobrenome Riccio
Esse sobrenome tem origem na cidade de Gênova, mas também é encontrado em Milão e em Como. Além disso, também é visto na região do Vêneto, de Trento (todas ao norte do país) e também Nápoles, Sicília e Messina (ao sul) . Hoje em dia é possível encontrá-lo em diversos países que tiveram imigração italiana, como: o Brasil; Estados Unidos; Austrália; México; Uruguai, Argentina; Canadá; Áustria; Alemanha; Argélia; Irã; Inglaterra; França e Bélgica.
Variantes do sobrenome Riccio
O sobrenome Riccio possui algumas variações de ortografia, como: Riz; Rizzo; Rizzi; Ricci; Rizzolli; Rizzon e Rizzotto. É importante lembrarmos que Riccio é a forma plural de Ricci.
Wellington, espero que continue sua busca e que seja vitorioso ao final
É o que pude fazer pelo seu sobrenome.
Abraços
Afrânio Franco de Oliveira Mello
afranio@tintaspig.com.br
Observação:
“Estas informações estão sendo fornecidas gratuitamente
e serão publicadas na edição virtual do Jornal Cultural
ROL – (www.jornalrol.com.br).
A não concordância com esta publicação deve ser informada imediatamente.
Gratos”
- Jeane Tertuliano: 'Rebeldia' - 3 de janeiro de 2023
- Carolina Michel: 'Por onde anda o AMOR?' - 27 de outubro de 2022
- Carolina Michel: 'Perder ou ganhar' - 1 de outubro de 2022
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros, Editor-Geral do Jornal Cultural ROL e um dos editores do Internet Jornal. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA. Membro Fundador das seguintes entidades: Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA; Academia Hispano-Brasileña de Ciências, Letras e Artes – AHBLA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALLA e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 7 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Dr. h. c. em Literatura, Dr. h.c. em Comunicação Social, Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro e Honorável Mestre da Literatura Brasileira; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia e Associação Literária de Tarrafal de Santiago, Embaixador Cultural | Brasil África – Adido Cultural Internacional