Perder ou ganhar
No mundo dos homens muitos perdem e poucos ganham… Perdemos dinheiro, peso, tempo, paciência, oportunidades, felicidade…Ah! Essa felicidade que tanto demoramos a encontrar, e quando menos esperamos passa entre nossos dedos e nos desesperamos…
Ganhamos amigos, filhos, presentes, peso, oportunidades e anos de vida… Perdemos tempo dedicando-nos às palavras? Talvez, o ser humano pense assim, pois para alguns, escrever não vale à pena, fazer as coisas é que vale, porém, muitos vivem da escrita, não pelo dinheiro, mas por ser a melhor maneira de passar aos outros o que se pensa, embora tenhamos dificuldades de aceitar certas opiniões.
Não faz mal se não ganharmos na primeira, ou seja, se não formos aceitos na melhor sociedade, em grupos de escritores, escolares, de ’amigos’ ou de gente que ’sabe’.
Sabemos perder? Sabemos ganhar sem ferir aqueles que perderam , mas sempre nos apoiaram?
Perder, ganhar; afinal, o que tanto temos perdido e ganhado? O que a humanidade perdeu ou ganhou até agora?
Violência, corrupção, perturbação, alegria, fobia… ganhamos o medo. Medo de perder quem amamos, de morrer, de ficarmos sem trabalho, sem dinheiro, sem o próprio espaço. Perdemos a força para suportarmos as más fases da vida, vendo o ‘bom tempo’ passar pela janela e o que fazemos?
Nada! Sabem?! Penso que ainda não perdemos, apenas momentaneamente não ganhamos, pois no fim é que saberemos, enquanto isso, perder ou ganhar é só ‘caminhar’ e sonhar;, além disso, temos que procurar algo para nos ocupar, para não nos abater e sim, fazer nossa vida crescer e enternecer…
Carolina Michel
carolina122305@gmail.com
- Jeane Tertuliano: 'Rebeldia' - 3 de janeiro de 2023
- Carolina Michel: 'Por onde anda o AMOR?' - 27 de outubro de 2022
- Carolina Michel: 'Perder ou ganhar' - 1 de outubro de 2022
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros, Editor-Geral do Jornal Cultural ROL e um dos editores do Internet Jornal. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA. Membro Fundador das seguintes entidades: Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA; Academia Hispano-Brasileña de Ciências, Letras e Artes – AHBLA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALLA e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 7 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Dr. h. c. em Literatura, Dr. h.c. em Comunicação Social, Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro e Honorável Mestre da Literatura Brasileira; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia e Associação Literária de Tarrafal de Santiago, Embaixador Cultural | Brasil África – Adido Cultural Internacional