O evento será realizado no dia 14 de outubro (sexta-feira), das 19h às 21h, e o bate-papo contará com a mediação de Thatiana Rocha, bibliotecária do Sesc Sorocaba
No dia 14 de outubro (sexta-feira), das 19h às 21h, o escritor Carlos Cavalheiro participará de um bate-papo e lançamento do livro ‘O Legado de Pandora‘, na Sala de Oficina do Sesc Sorocaba.
O bate-papo contará com a mediação de Thatiana Rocha, bibliotecária do Sesc Sorocaba.
Último livro lançado por Carlos Cavalheiro, o romance ‘O Legado de Pandora aborda a luta antifascista em Sorocaba na década de 1930. Embora o ambiente seja sustentado por fatos históricos, a trama foi construída a partir de elementos ficcionais. Neste bate-papo, pretende-se abordar os elementos da composição estética e poética da escrita do romance, bem como a pesquisa histórica que se apresenta na trama.
Os ingressos deverão ser retirados com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.
O Sesc Sorocaba fica na R. Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.
O autor
Carlos Carvalho Cavalheiro é natural de São Paulo (SP) e atualmente reside em Sorocaba.
É professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP).
Licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba).
Historiador, escritor, poeta, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista.
Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: ‘Folclore em Sorocaba’, ‘Salvadora!’, ‘Scenas da Escravidão, ‘Memória Operária’, ‘André no Céu’, ‘Entre o Sereno e os Teares’ e ‘Vadios e Imorais’.
Em fevereiro de 2019, recebeu as seguintes honrarias: Título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e Medalha Notório Saber Cultural, outorgados pela FEBACLA – Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e o Título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória de Sorocaba, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024