Ismênia de Fátima foi a vencedora do 1º Concurso Literário ASPPAMS 2020 – Modalidade Poesia!
Natural de Guapiara (SP), e atualmente morando em Sorocaba, Ismênia de Fátima é licenciada em Pedagogia e servidora pública municipal de Sorocaba, exercendo o cargo de Inspetora de Alunos.
Guapiara (termo derivado da língua tupi, que significa ‘caminho para a enseada’) é uma bucólica cidade do interior do Estado de São Paulo, com uma população de aproximadamente 18 mil habitantes, conhecida como a Capital do Artesanato e do Pêssego.
A terra natal insuflou na alma de Ismênia a poesia lírica; a poesia com cheiro de terra molhada após uma chuva passageira; a poesia de noites salpicadas de estrelas, cujo brilho não é ofuscado pelas luzes das cidades grandes.
Ismênia respira poesia. E exala poesia! E essa respiração da alma foi exalada no 1º Concurso Literário ASPPAMS 2020 – Modalidade Poesia e, como não poderia deixar de ser, encantou os jurados, que a distinguiram com o 1º lugar.
É esta poetisa da campesina Guapiara que ora ingressa no Quadro de Colunistas do ROL, que integra-se na Família ROLiana e que o Jornal ROL apresenta a você, leitor! Deguste a Arte Poética de Ismênia de Fátima! Sem moderação!
Abaixo, a primeira contribuição de Ismênia de Fátima: ‘Ato de louvor’!
Deixe a primavera aflorar dentro de ti
Liberando néctar
Adoçando a vida
Colorindo a alma
Deixe a primavera aflorar dentro de ti
Preservando as raízes
Acariciando as folhas
Regando as com dedicação
Deixe a primavera aflorar dentro de ti
Aceitando os espinhos…
Espinhos que te fazem despertar…
Renascer…
A cor dar para um novo dia
Deixe a primavera aflorar dentro de ti
Respirando aromas
Aprendendo a cheirar as rosas
Vivenciando o Amor.
Deixe a primavera aflorar dentro de ti.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024