
Eleito em 2017/8 como um dos Melhores do Ano do Jornal Cultural ROL na categoria Melhor Genealogista e em
2018 nas categorias Melhor Escritor e Melhor colunista de Jornal Virtual
Afrânio Mello fornece informações sobre a família PROFIRO
ATENDIMENTO NÚMERO 1.295
Caro Caio, boa tarde.
Seu sobrenome é de difícil pesquisa mas, finalmente foi encontrado.
Grato por sua paciência.
Comprovadamente seu nome foi grafado de forma indevida.
Veja o arquivo que envio no seu e-mail
PROFIRO……………….. 4 páginas e 1 brasão.
É um sobrenome de origem italiana da Lombardia.
Pesquisado desde 1767 e não constatou-se a chegada de nenhum PROFIRO no Brasil. Ao menos é o que dizem os registros pesquisados.
Seu brasão é muito bonito. Faça um quadro com ele e o coloque em uma de suas paredes. Vai ficar muito bonito.
Os únicos PROFIRO que vi são os seus pais, avós e bisavós
Profiro, Porfirio, Porfiri sobrenome de origem latina. Na realidade Profiro é mais um erro de registro do que uma variante dialetal de Porfírio.
Segundo muitos genealogistas de renome, os membros
desta família, de clara origem lombarda, denominados Porfirio ou Porfiri, pertencem a uma das mais antigas e nobres famílias de Camerino (Macerata), atribuída desde tempos remotos à classe consular e patrícia dos Cidade, cujo progenitor, segundo uma árvore genealógica do Arquivo do Estado de Camerino, é um Porphirius de ‘Porphiriis, patrício de Camerino, que viveu no início do século XI, pai de Lippo e Pietro, que propagaram amplamente a sua prole. No início, ou seja, no ano de 979, há notícias em Bari de um Porfírio como Protospata, ou seja, comandante e governador grego em Puglia e Calábria, e pode ser um assunto da mesma família Longobarda, estabelecida mais antigamente no sul da Itália.
Armas: Em azul, com uma faixa vermelha, acompanhada na cabeça por três lírios de prata dispostos em faixas, e na ponta por três colheres de vara de prata, também dispostas em faixas; com a cabeça Constantiniana Angélica de Santa Sofia em azul à cruz epirótica patente de prata, abaixada sob outra cabeça da ordem de Santo Estêvão em prata à cruz bifurcada em vermelho. Conde e coroa patrícia. Cimiero: um lírio prateado.
Registra-se Bonifácio Porfírio Silveira, nascido em 1889, Brasil; casou-se em 10.06.1912 com Maria Rosa de Jesus em Camboriú, Santa Catarina, Brasil; filho de Manoel Portfírio da Silveira e Maria Joaquina da Conceição. Teve os seguintes filhos: Manoel Joaquim Porfírio e Maria Francisca dos Prazeres Porfírio. Registra-se Almendo Porfírio Maurício, nascido em 23.01.1924, Turcifal, Portugal; veio para o Brasil, Rio de Janeiro em 1959; filho de António da Luz Portfírio e Hortense das Dores Maurício. Registra-se Fernanda Porfírio Guedes, nascida em 01.02.1912, Porto, Portugal; veio para o Brasil em 1950, Rio de Janeiro, Brasil. Registra-se Alfredo Miguel Porfírio Sala Pinsach, nascido em 1923, Portugal e veio para o Brasil, Rio de Janeiro em 1948; filho de Gerónimo Sala e Miguela Pinsach.
Abraços
Afrânio Franco de Oliveira Mello
afranio@tintaspig.com.br
Observação:
“Estas informações estão sendo fornecidas gratuitamente e serão publicadas na edição virtual do Jornal Cultural
ROL – (www.jornalrol.com.br).
A não concordância com esta publicação deve ser informada imediatamente.
Gratos”
- Com você caminho na vida - 11 de julho de 2024
- Jeane Tertuliano: 'Rebeldia' - 3 de janeiro de 2023
- Carolina Michel: 'Por onde anda o AMOR?' - 27 de outubro de 2022
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros, Editor-Geral do Jornal Cultural ROL e um dos editores do Internet Jornal. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA. Membro Fundador das seguintes entidades: Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA; Academia Hispano-Brasileña de Ciências, Letras e Artes – AHBLA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALLA e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 7 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Dr. h. c. em Literatura, Dr. h.c. em Comunicação Social, Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro e Honorável Mestre da Literatura Brasileira; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia e Associação Literária de Tarrafal de Santiago, Embaixador Cultural | Brasil África – Adido Cultural Internacional


