Julio Prestes de Albuquerque: primeiro brasileiro capa da revista norteamericana Time; eleito, mas impedido de ocupar a Presidência da República: quem perdeu foi o Brasil
Objeto de mais de 10 anos de pesquisa histórica, o jornalista Helio Rubens de Arruda e Miranda finaliza estudos sobre o papel histórico do político itapetiningano Julio Prestes de Albuquerque no cenário nacional e internacional.
Após extensas pesquisas, que incluíram os órgãos oficiais de preservação da história, como Arquivo Público do Estado de São Paulo, além de análise documental, o jornalista está finalizando a redação do livro “O golpe de 1930 – à procura da verdade histórica” (título provisório).
Pela conclusão da pesquisa, viabilizada através dos recursos recebidos oriundos da Lei Aldir Blanc, de fomento à produção cultural em todo o país, com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, do município de Itapetininga, o trabalho tem foco na retomada da verdade histórica, afirmando que Julio Prestes, o único presidente brasileiro eleito democraticamente de ser impedido de tomar posse, devido ao golpe de Getúlio Vargas, inserindo o Brasil em longo período ditatorial.
“Julio Prestes representava, na verdade, a modernidade e inclusão no Brasil no cenário internacional”, afirma o jornalista.
O livro demonstra o cenário nacional e internacional, favorável ao país, em momento de riqueza cultural e efervescência econômica, com a ruptura do ambiente de monocultura do café. O contexto modernizante dava continuidade aos avanços encontrados pela gestão de Washington Luiz – abrir estradas e eletrificar o país para a chegada da industrialização.
O livro será editado pelo também jornalista Fábio Arruda Miranda e será disponibilizado gratuitamente a escolas, bibliotecas e centros de estudos históricos.
Mais informações sobre a publicação, bem como contribuições de caráter histórico, como acervo fotográfico e documental, poderão ser compartilhados com o editor, através do e-meio fabio.arruda.miranda@gmail.com e/ou pelo WhatsApp: 15 / 9.8119-8135.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024