novembro 22, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Genealogia: Afrânio Mello fornece informações sobre as familias Carvalho, Silva e Teles

image_pdfimage_print

Afrânio Franco de Oliveira Mello – ATENDIMENTOS NÚMEROS 583, 584  e 585

 

Cara Fernanda, bom dia.

Em atenção a sua solicitação envio os arquivos  e mais o do sobrenome SILVA de seu nome.

Espero que encontre referências aos seus avós nas cidades por você citadas.

 

Carvalho……………………….  22 páginas e 4 brasões ;

Silva…………………………….   35 páginas e 3 brasões e

Teles/Telles…………………    07 páginas e 2 brasões.

 

Abaixo um pequeno resumo de cada sobrenome tirado do arquivo principal.

Você verá as Linhas Africanas, de Cristãos Novos e divesas associações com outros sobrenomes.

Curiosidades jornalísticas da época da chegada ao Brasil, Pessoas queimadas pela Inquisição , títúlos

de nobreza, Morgados e profissões.

 

Tem 64 páginas com muitos nomes para você pesquisar.

Espero que encontre as referências familiares.

 

Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Jornal Região On Line

 

clip_image002   clip_image004Carvalho,

sobrenome de origem portuguesa.  Apelido de raízes toponímicas, foi extraído da vila da mesma designação, na diocese de Coimbra, e adotado por Gomes de Carvalho, que viveu em meados do séc. XIII, e que foi pai de Fernão Gomes de Carvalho.

Usava este último por armas em inícios do séc. XIV um escudo carregado por uma caderna de crescentes.

No séc. XVI, de acordo com o Livro do Armeiro-Mor e o “da Nobreza e Perfeição das Armas”, usavam as armas que aqui se descrevem.

A origem geográfica, foi tomada ao antigo morgado de Carvalho, em terras de Coimbra, Portugal. De carvalho, do latim quercus – árvore, planta (Anuário Genealógico Latino, IV, 19). A antigüidade desta família pode ser constatada em uma doação feita ao mosteiro de Lorvão em 1131, assinada porPelagius Carvalis, senhor de toda a terra em que hoje está o morgado de Carvalho, instituído por seu neto D. Bartolomeu Domingues. Deste morgado foi administrador Sebastião José de Carvalho e Melo, primeiro marquês de Pombal, por eleição do Senado da cidade de Coimbra (Antenor Nascentes, II, 66; Anuário Genealógico Latino, I, 25; SB, II, 43). Portugal: Felgueiras Gayo, principia esta genealogia no citado Pelagius Carvalis [ou Payo de Carvalho], que foi o primeiro com este sobrenome, Fidalgo ilustre do tempo de Dom Afonso Henriques, rei de Portugal em 1128, com quem confirmou o foral da Vila de Cea em 1136. Filho de Moninho Moniz, Padroeiro do Mosteiro de Arnoia, neto de D. Garcia Moniz, Padroeiro de Travanca, bisneto de D. Moninho Viegas e terceiro neto de D. Gonçalo Moniz, Gov. d’Entre Douro e Minho (Gayo, Carvalhos, Tomo IX, Título, 80). Ilha da Madeira: o genealogista Henrique Henriques de Noronha , em sua importante obra Nobiliário Genealógico das Famílias da Ilha da Madeira, composta em 1700, dedicou-se ao estudo desta família [Henriques de Noronha – Nobiliário da Ilha da Madeira, Tomo II, 218, 223, 227].Brasil: Numerosas foram as famílias, que passaram com este sobrenome para diversas partes do Brasil, em várias ocasiões. Não se pode considerar que todos os Carvalhos existentes no Brasil, mesmo procedentes de Portugal, sejam parentes, porque são inúmeras as famílias que adotaram este sobrenome pela simples razão de ser de origem geográfica, ou seja, tirado do lugar de Carvalho.

=====================================================================================================================

clip_image002[3]   clip_image002[4] Silva,

nome luso-espanhol de raízes toponímicas, foi extraído da torre em honra desta designação, junto de Valença. A linhagem que o adotou como sobrenome é de remotas e nobres origens, pois que anteriores à fundação da Nacionalidade e derivada da Casa Real de Leão. O sobrenome é de origem geográfica, pelo menos, para os que não são de sangue azul. Os Silva nobres são descendentes dos Silvio Romanos.

João Ruiz de Sá, a propósito dos Silva diz: “ Forão seus progenitores / rreys Dalva, donde vyeram / os irmãos que nõ couberão / nu soo rreyno dous senhores” o mesmo João Ruiz de Sá, no ofertório, ao Conde de Porto Alegre, da epístola de Dido e Enéias diz “ Eneas de quem a gente / dos de Sylvia he descendente / como é outra parte digno. “

Obs: escrita em português arcaico.

 

 

Virigilio na Eneida VI, 763-6, se refere a Silvio, filho póstumo de Enéias com lavinia, crescido e educado nas florestas. Tito Livio dá versão diferente. Apresenta Silvio como filho de Ascânto e por acaso nascido numa floresta.

Da palavra “Silva”, nome comum a vários arbustos. Procede esta famílias dos Silvios Romanos que viveram na Espanha, no tempo em que os Romanos a conquistaram. Seu solar é a torre de Silva, junto ao rio Minho, Portugal. Descendem de Paio Guterre, os Silva de Portugal, no tempo de Dom Afonso Henriques, 1º rei de Portugal, falecido em 1185, e que era filho de Dom Guterre Aldiretee, descendente dos reis de Leão e companheiro do Conde Dom Henrique de Borgonha.

No Império Romano, o nome era um apelido que designava os habitantes das cidades provenientes da selva. No século I a.C., quando os romanos invadiram a Península Ibérica, muitos lusitanos acabaram incorporando a alcunha. Quinze séculos depois, quando chegaram ao Brasil, grande parte deles tinha o sobrenome Silva. Sua difusão acabou sendo incrementada pelos escravos, que chegavam aqui apenas com um nome, escolhido por padres durante as viagens nos navios negreiros. Com a abolição da escravatura, eles passaram a se registrar com o sobrenome dos seus antigos donos.

=====================================================================================================================

clip_image002[5]Teles , Telles,

originalmente o patronímico de Telo, haverá pois inúmeras famílias que o adotaram por apelido. Duas, no entanto, começaram a fazê-lo bem cedo, ambas a partir do tronco dos Meneses e descendentes de D. Telo, dos «de Meneses»: os Teles de Meneses e dos Teles da Silva.

 

De origem patronímica – o filho de Telo. Conforme o espanhol Telles, patronímico de Tello. Da baixa latinidade Tellici, de Tellus. Tellici – documentado em 1026; Tellizi, documentado em 1055, tellis, doc. em 1043 (Antenor Nascentes, II, 293). Muita gente que é da família dos Telles […] se apelida Tello. É um erro. Tello é nome próprio, e Telles, patronímico; por conseqüencia Telles significa filho, ou da família (descendente) de Tello. Se este nome é nobre, por que não há de ser o sobrenome? [Pinho Leal -Diccionário, II, 95]. Assim como os demais patronímicos antigos – Eanes, Fernandes, Henriques, etc – este sobrenome espalhou-se, desde os primeiros anos de povoamento do Brasil, por todo o seu vasto território. Antiga família da Bahia, do tempo de sua colonização, que principia em Rafael Teles, nat. da Ilha da Madeira, filho de Antonio Fernandes de Abreu e de Maria de Gouveia. Deixou geração de seu cas., em 06.01.1583, Salvador (BA), com Maria Rangel, filha de Miguel Ribeiro e de Maria Vilela, pessoas opulentas em cabedal (JB, 370). Sobrenome de antiga família de origem portuguesa, estabelecida no Rio de Janeiro, para onde passou Manuel Teles, natural da Sé de Faro, Algarve (Portugal), filho de outro Manuel Teles e de Francisca dos Santos. Casado a 22.07.1719, no Rio, com Paula de Barcelos, natural do Rio de Janeiro, neta do capitão de Gregório Nazianzeno da Fonseca [1622-1705] e de Gracia de Barcelos, e descendente de Aleixo Manuel, chefe desta antiga família povoadora da cidade do Rio de Janeiro. Sobrenome de uma família de origem portuguesa, estabelecida no Brasil, onde chegou, em 15.04.1883, Manuel de Jesus Telles, natural de Portugal, procedente de Lisboa, católico, 33 anos de idade, com destino à capital do Estado de São Paulo[Hospedaria dos Imigrantes – São Paulo, Livro 001, pág. 112 – 15.04.1883].

 

============================================================================================================================================================

 

 

From: Francisca Silva

Sent: Sunday, December 27, 2015 8:21 PM

To: Tintaspig

Subject: Re: Sobrenome Telles e Carvalho

 

Olá Afranio,

Te enviei um email anterior , não sei se recebeu. o yahoo está aparecendo alguns problemas.

 

Francisca

 

Em Sexta-feira, 25 de Dezembro de 2015 19:06, Tintaspig <afranio@tintaspig.com.br> escreveu:

 

Você de onde é????

Em 25/12/2015 6:42 PM, Francisca Silva <franciscah2000@yahoo.com.br> escreveu:

Olá Afranio,

 

Meu nome é Francisca da Silva, o sobrenome de minha mãe é Telles de Carvalho e gostaria de saber a

origem desses dois sobrenomes , sei que o Carvalho de meu avô era de Saquarema/RJ e o Telles de Minha avó do RJ.

 

 

Obrigado.

Francisca da Silva

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo