As inscrições se encerrarão no dia 31 de maio de 2021
A Prefeitura de Paranavaí, por meio da Fundação Cultural, abre nesta sexta-feira (16) as inscrições do 56º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup) e 53º Concurso Literário de Contos. Marcado para os dias 12 e 13 de novembro na Praça dos Pioneiros e no Centro Cultural Rodrigo Ayres, o evento vai premiar as melhores obras das categorias música, conto, poesia, declamação e leitura dramática. Cada modalidade (música, conto e poesia) tem suas especificidades para o aceite da inscrição, por isso é muito importante que os candidatos leiam atentamente o Regulamento disponível no site da Prefeitura e depois façam sua inscrição nos links de cada categoria até o dia 31 de maio. As inscrições são gratuitas.
O processo de inscrição é bem simples. O interessado entra no site e escolhe o link de uma das categorias – conto, música ou poesia. Então é só preencher a ficha de inscrição on-line. “Ele deve responder todas as perguntas marcadas com asterisco. A maior vantagem para o participante é que não há riscos, já que a inscrição é confirmada logo na sequência”, avisa o presidente da Fundação Cultural, Rafael Torrente.
Para a categoria música, desta vez o autor precisa fazer upload da obra em áudio na plataforma Google Drive e informar o link no respectivo campo do formulário. Além disso, pelo quarto ano consecutivo também poderão ser inscritas obras somente instrumentais. Nesta categoria também passa a ser obrigatório o envio da letra ou partitura da música.
Já os textos dos contos e poemas precisam ser enviados em formato doc. sem nenhuma informação que identifique o autor, nem mesmo pseudônimo (esta recomendação também vale para a categoria música).
“Vale lembrar também que só aceitamos obras inéditas no festival, ou seja, que nunca foram inscritas no Femup. Além disso, os trabalhos devem ser autorais e no idioma Português”, explica Torrente.
As comissões julgadoras do Femup vão selecionar 24 músicas (12 da categoria Regional e 12 da categoria Nacional), 12 poesias (3 da categoria Regional e 9 da categoria Nacional) e 8 contos (3 da categoria Regional e 5 da categoria Nacional). Cada artista classificado será premiado com um valor em dinheiro que varia de R$ 1.300,00 a R$ 1.800,00 conforme a categoria, além de um Troféu Natividade (Barriguda) e um kit com camiseta e 10 antologias do Femup 2021.
Os resultados dos trabalhos selecionados para o 56º Femup serão divulgados no site da Prefeitura até o dia 2 de setembro.
Para mais informações, basta ligar para (44) 3902-1128 ou enviar um e-mail para cidadepoesia8@gmail.com
Confira o Edital completo no anexo a seguir:
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024