SMA entrega melhorias no viveiro de mudas florestais da Comunidade Quilombola Nhunguara
Na próxima quarta-feira, dia 3, às 15h, a secretária do Meio Ambiente de São Miguel Arcanjo, Patrícia Iglecias, e o diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Pilla, estarão na Comunidade Quilombola Nhunguara, situada no entorno do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), em Iporanga, para a entrega das melhorias no viveiro de mudas florestais nativas e frutíferas e também da Autorização de Manejo de algumas espécies das quais a comunidade colhe sementes na mata para fazer as mudas de nativas.
O projeto de melhoria foi selecionado entre 45 propostas apresentadas em atendimento ao edital do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias 2 – Acesso ao Mercado. O recurso, liberado em 2013, via Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) da Secretaria do Meio Ambiente, foi direcionado para construção da cozinha, do banheiro, da composteira e da estufa do viveiro.
O investimento possibilitou a utilização de embalagens biodegradáveis produzidas por um grupo de mulheres das comunidades quilombolas Pedro Cubas e Pedro Cubas de Cima, ambas em Eldorado. Os quilombolas também adotaram procedimentos para legalização das atividades, como a aquisição da Nota Fiscal do Produtor Rural.
A Autorização de Manejo é importante para comprovar que a atividade de manejo está aprovada, além de agregar valor e reconhecimento à prática socioambiental de manejo sustentável da floresta, como estratégia de conservação da Floresta Ombrófila Densa.
As mudas produzidas no viveiro são adquiridas pela própria comunidade e comercializadas no Vale do Ribeira e na região de Sorocaba. A meta dos quilombolas para os próximos anos é dobrar o número de beneficiários que trabalham no local. O projeto contribui para geração de renda e emprego, além de inspirar outras comunidades a adotarem iniciativa semelhante.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.