Mostra celebra duas décadas em 2021 como o mais longevo e um dos mais importantes festivais do gênero no Brasil. A programação é gratuita e totalmente online
O longa de animação Tarsilinha, filme inspirado na obra da artista brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973) e dirigido por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, terá exibição especial ao vivo durante a 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A sessão gratuita será no dia 23 de outubro, às 16h, a partir do site oficial e poderá ser assistida de qualquer cidade do país. Depois do filme, a Camerata Florianópolis apresenta ao vivo um concerto preparado especialmente para o festival: Villa-Lobos para Crianças.
O longa Tarsilinha conta a história da jornada de uma menina de oito anos para recuperar a memória de sua mãe. O filme não é uma biografia de Tarsila do Amaral, mas é inspirado nas obras da artista modernista. Em termos visuais, a personagem transita pelo universo de cores, estruturas e formas característicos do universo pictográfico de Tarsila.
— O filme se concentra muito na obra de Tarsila como um universo fantástico que ela criou.
Incorporamos o conceito do modernismo e o que foi esse momento da antropofagia. Na narrativa a gente traz esses elementos a partir da memória, da possibilidade de você absorver informações e lembranças. Incorporar uma obra como o Abaporu e transformá-lo, na narrativa, numa montanha grande lotada de memórias, por exemplo. Essa forma de incorporar o conceito modernista deixou o filme rico para quem conhece o significado disso. Quem ainda não conhece, passa a entender dentro da narrativa do filme — diz Celia Catunda, diretora da animação ao lado de Kiko Mistrorigo.
Camerata Florianópolis apresenta Villa Lobos para crianças
A Camerata Florianópolis, regida pelo maestro Jeferson Della Rocca, interpretará no sábado (23) o concerto Villa-Lobos para Crianças. Estão no repertório músicas infantis selecionadas e arranjadas por um dos maiores compositores da música clássica brasileira, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), entre elas Trenzinho Caipira, parte da trilha sonora do filme Tarsilinha, e a música-tema do longa, composta por Zeca Baleiro e inspirada na obra do compositor. As peças evidenciam a profunda pesquisa de Villa-Lobos sobre as raízes nacionais de nossa cultura com a linguagem modernista da primeira metade do século 20. A apresentação será ao vivo, logo após a exibição de Tarsilinha, às 17h30.
No programa estão peças como Pai Francisco, Fui no Itororó, Ciranda Cirandinha, Nesta Rua, Bam-Ba-La-Lão, A canoa virou, Capelinha de Melão, Cai-cai Balão, O Cravo brigou com a Rosa, Samba Lelê e Terezinha de Jesus, entre outras. Para crianças de todas as idades. Transmissão ao vivo e gratuita para todo o Brasil a partir do site https://www.mostradecinemainfantil.com.br/.
Mostra tem programação até o dia 31 de outubro
A 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começou no dia 16 de outubro e segue até o dia 31 com programação gratuita e virtual. São 140 filmes, shows de música, sessões de cinema ao vivo e bate-papo, oficinas para produtores culturais e crianças, entre outras atividades. Todo o programa pode ser assistido a partir do site da Mostra: https://www.mostradecinemainfantil.com.br/
A 20ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é realizada pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo e pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Prêmio Catarinense de Cinema. Tem o patrocínio cultural da Eletrobrás CGT Eletrosul, Qualirede, Engie Brasil Energia, Itaú e Da Magrinha. Coordenação da Lume Produções Culturais e direção geral de Luiza Lins.
Programação completa no site https://www.mostradecinemainfantil.com.br/
Agende-se
20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Quando: 16 a 31 de outubro
Onde: https://www.mostradecinemainfantil.com.br/
Quanto: gratuito
- Meu cupido - 14 de novembro de 2024
- Chuva que acalma - 28 de outubro de 2024
- O amor que ficou - 10 de outubro de 2024
Verônica Kelly Moreira Coelho, natural de Caratinga/ MG, é mais conhecida no meio cultural e acadêmico como Verônica Moreira. Autora dos livros ‘Jardim das Amoreiras’ e ‘Vekinha Em… O Mistério do Coco’. Baronesa da Augustissima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Acadêmica Internacional e Comendadora da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes e Delegada Cultural. Acadêmica Correspondente da ACL- Academia Cruzeirense de Letras. Acadêmica da ACL- Academia Caxambuense de letras. Acadêmica Internacional da AILB. Acadêmica Efetiva da ACL- Academia Caratinguense de Letras. Acadêmica Fundadora da AICLAB e Diretora de Cultura. Embaixadora da paz pela OMDDH. Editora Setorial de Eventos e colunista do Jornal Cultural ROL e colunista da Revista Internacional The Bard. Coautora de várias antologias e coorganizadora das seguintes antologias: homenagem ao Bicentenário do romancista e filosofo russo Fiódor Dostoiévski, Tributo aos Grandes Nomes da Literatura Universal e Antologia ROLiana. Instagram: @baronesa.veronicamoreira