Sônyah Moreira – Juventude Eterna….. Existe?
Seria bom se a fonte da juventude em Shangrila, não existisse somente em contos de fadas. Será? Bom, a sociedade atual não permite mais que envelheçamos, é compelido a querer ser um eterno Peter Pan, não envelhecer nunca.
Vamos viajar nessa conversa, existe alguma vantagem? Vejamos, no sentido de longevidade com saúde, sim. Mais a coisa vai muito além da saúde física e mental, aquele ditado oriental “Mente sã, corpo são”, falta incluir a beleza física, corpo escultural, pernas torneadas, barriga de tanquinho, etc. Então o ditado ficaria assim: Mente sã, corpo são, bonito, novo, sem rugas e sem protuberâncias, etc….
Com tudo isso, ficamos com medo da velhice, diz-se por aí, os 50 anos de hoje, é os 30 de antes, nossa, então não teremos mais vovôs e vovós? Que triste! Acabaram os bolinhos de chuva, tortas, geléias, biscoitos quentinhos, pão, bolos e doces variados, hum! Da água na boca só de lembrar! Pois é, hoje os vovôs e as vovós vão para academia malhar, dançar, aí se alguém chamar de avô e avó, nossa da briga, pode chamar no máximo tio ou tia, e mesmo assim tem gente que nem isso quer, mais se for para não ficar em fila de banco, ai pode, sou idoso (a), no tempo dos bolinhos de chuva, não tinha fila preferencial.
É outros tempos, e vamos lá tentar nos adaptar, não que isso tudo seja ruim, de maneira alguma, tudo tem o lado positivo e o negativo, mais será que não está havendo um pouco de exagero em tudo? E assim como na estatística os extremos são descartados, não serve para nenhuma compilação de dados. Precisamos sim, cuidar da saúde corporal e mental, mais valorizar, outras coisas importantes tanto quanto a beleza física, experiência, sabedoria, agir sem pressa, sem a impulsividade da juventude, dizem que o passar dos anos, o braço fica curto para ler, mas a visão fica mais alongada, podemos perceber coisas muito antes de acontecer, antever as conseqüências. Com tudo isso, podemos dizer que juventude eterna existe sim, vamos continuar vivendo, mesmo depois da morte através de nossos filhos, netos e bisnetos, e eles fazendo as mesmas coisas, passando pelos mesmos problemas, sentindo os mesmos medos, um círculo sem fim, por gerações e gerações.
Pois a Eterna juventude, não pode ser confundida com beleza física, ela existe sim em nosso interior, lá seremos sempre jovens, teremos a idade que quisermos uma criança com sua alegria e inocência ou um ancião, um matusalém, mais tudo bem desde que o corpinho seja de 30….. Ninguém merece…..
Sônyah Moreira Sonyah.moreira@gmail.com
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.