novembro 21, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Evento celebra 200 anos do gênio literário Gustave Flaubert e revela seu quase secreto método de escrita em encontro na Livraria NoveSete

image_pdfimage_print

Premiado radialista Fabio Malavoglia conta detalhes pouquíssimo sabidos sobre a vida e as fórmulas literárias do autor de ‘Madame Bovary’ e ‘A Educação Sentimental’

Considerado um dos nomes fundamentais da literatura francesa e mundial, o escritor Gustave Flaubert (1821-1880), pioneiro do realismo literário, é celebrado este ano em todo o mundo, por conta do bicentenário de seu nascimento. Em São Paulo, o jornalista, radialista, contador de histórias e poeta Fabio Malavoglia convida amantes da literatura e fãs de histórias extraordinárias para o evento presencial e gratuito “Gustave Flaubert 200 Anos e a Magia Para Viajantes” no dia 18 de dezembro, às 16h, no auditório da Livraria NoveSete, na Vila Mariana.

Para segurança dos participantes e da equipe, os protocolos de proteção contra a Covid-19 serão seguidos, com distanciamento e uso de máscaras, num auditório amplo, com pé direito duplo e muito arejado.

O ponto de partida dessa saborosa conversa foi uma pesquisa inédita. Malavoglia descobriu um elo entre o escritor francês e o impudico renascentista Giovanni Boccaccio (1313-1375), autor do outrora censuradíssimo “Decameron”.

“Tudo gira em volta de uma das obras primas de Flaubert, o conto “A Lenda de São Julião Hospitaleiro” – diz o entusiasmado apresentador – “que é de uma beleza inultrapassável. Nesse conto é possível achar detalhes quase secretos sobre Flaubert: por exemplo, como exatamente ele escrevia, num método lentíssimo, quase maníaco, único.  Com isso descobri que o chamado ‘realismo’ de Flaubert não é o que muitos pensam, isto é, mero conteúdo de tema social, mas um modo de enfeitiçamento literário. E o mais curioso é o elo desse conto com um texto de 5 séculos antes, de Boccaccio, a história uma viagem que vai do gelo mortal ao calor erótico e que, ao que eu saiba, ninguém notou até agora”.

Autor de clássicos como “Madame Bovary” (1857), “A Educação Sentimental” (1869) e “Salammbô” (1862), Flaubert viveu boa parte de sua vida recluso (hoje em dia suspeita-se que sofresse de epilepsia) e suas obras foram em grande parte gestadas na situação de profundo isolamento em que viveu.

No evento gratuito, apoiado por projeção de imagens, Fabio Malavoglia conta a “história oculta” de Flaubert, apresenta a fábula maravilhosa da “Lenda de São Julião Hospitaleiro”, demonstra o que era, na verdade, o “realismo” do autor e, por fim, estabelece o elo mágico que existe entre Flaubert e o conto de Boccaccio, que desemboca em uma fórmula que pode ser usada até hoje… quando se viaja.

“Gustave Flaubert 200 Anos e a Magia Para Viajantes” é o primeiro evento promovido pelo novo podcast Imã RadioCast.

Sobre o Imã RadioCast

Lançado nas principais plataformas de streaming em novembro, o Imã RadioCast é um podcast de Cultura, com grande foco em literatura e recheado de contos, poemas, fábulas de humor e sabedoria, histórias da tradição oral e outras preciosidades, sempre narrados com maestria por Fabio Malavoglia. Esse conteúdo ainda é acompanhado por entrevistas e dicas culturais.

Com episódios lançados sempre às quintas-feiras, o programa é publicado em duas versões: uma disponível no site imaradiocast.com.br, na qual essas histórias saborosas são intercaladas por música de qualidade; e outra nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Amazon e Google), sem as canções.

O Imã RádioCast tem patrocínio dos Condomínios Casa Jardim, da construtora Seed Incorp, e apoio da Livraria Nove Sete.

Sobre Fabio Malavoglia

Fabio Malavoglia é jornalista, radialista, produtor e animador cultural, roteirista, contador-de-histórias, tradutor, ensaísta e poeta. Na Rádio Cultura FM, atuou como editor e apresentador dos programas diários Tarde Cultura (2004 – 2008) e RadioMetrópolis (2013 – 2019), no qual fez a curadoria, traduções e a apresentação de mais de 1400 edições do quadro de poesia “Lavra da Palavra”.

Sua história no rádio vem de longe: começou em 1985/86, na apresentação do programa semanal “Rádiolábios”, de rock e poesia, na Rádio USP FM; e nas emissões clandestinas da primeira rádio livre brasileira, a então piratíssima Xilik FM (que era transmitida de um Centro Acadêmico da PUC de São Paulo). Em 1986 juntou histórias em quadrinho e rádio, em parceria com Douglas Salgado, no especial “Z de BraZil”, na Cultura FM. Anos depois trabalhou no programa “Encontro com a Ciência” que a SBPC produzia na Cultura FM e USP FM; e redigiu e apresentou 230 spots do projeto “1999 Reticências”, do SESC SP, nas rádios Eldorado FM e USP FM.

Disso tudo veio também uma ligação com a poesia, num primeiro livro, em 1997, “Incas Venusianos – Rádiopoemas e outros scripts”, lançado no Programa Jô Soares. Em 2005 venceu o Prêmio Palmares de Comunicação, do Ministério da Cultura, pelo roteiro radiofônico “A lenda de Luiza Mahin”. Em 2019, levou o Prêmio da APCA de melhor apresentador de rádio, na categoria entretenimento, pelo programa RadioMetrópolis. E acaba de ser premiado novamente, com a seleção em edital do PROAC da Secretaria de Estado da Cultura, para realizar a vídeo-aula “A Linguagem dos Pássaros e a Natureza da Poesia”.

Malavoglia também foi curador e apresentador, em 2018, do “Projeto Andantes”, passeios poéticos pelo acervo do MAC-USP; curador, produtor e diretor de 600 edições das “Pílulas Poéticas” e do quadro “Vide-o-Conto”, spots televisivos do SescTV (2010 e 2011). E a trajetória na animação cultural também vem de longe: começou em 1982 como primeiro coordenador de programação do SESC Pompéia no período de implantação, com colaborações com a arquiteta Lina Bo Bardi.

SERVIÇO

GUSTAVE FLAUBERT 200 ANOS E A MAGIA PARA VIAJANTES

Data: sábado, 18 de dezembro, às 16h

Onde: Livraria Nove Sete – Rua França Pinto, 97, Vila Mariana (a 500 metros do Metrô Ana Rosa), tel.: (11) 5573 78 89
Entrada: GRATUITA
Todos os protocolos de proteção contra a Covid-19 serão seguidos, como distanciamento e uso de máscaras. O evento acontece em auditório amplo, com pé direito duplo e muito arejado.

IMÃ RÁDIOCAST

Novos episódios todas as quintas-feiras
Acesse aqui: imaradiocast.com.br

Ou nas plataformas Spotify, Deezer, Google PodCast, Amazon e Anchor

Veronica Moreira
Últimos posts por Veronica Moreira (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo