As cidades de Araçoiaba da Serra e Jundiaí também estiveram representadas
Com a presença de autoridades, produtores culturais, artistas, pesquisadores e demais interessados em cultura popular e tradicional foi lançado oficialmente no dia 14 de maio de 2016, sábado, na Biblioteca Infantil de Sorocaba, o Fórum de Culturas Populares e Tradicionais da Região de Sorocaba.
Na oportunidade foi lida a “Carta de Princípios”, documento que apresenta as diretrizes de trabalho do Fórum.
Surgido a partir de um encontro de artistas, educadores, coletivos e produtores culturais de Sorocaba e região, que se reuniram no dia 29 de setembro de 2015 no Centro Cultural Quilombinho, o Fórum de Culturas Populares e Tradicionais se propõe a atuar como os Conselhos de Cultura e similares, atuando como interlocutor junto aos Poderes Públicos, propondo criação de leis e políticas públicas voltadas para as culturas tradicionais e populares, propondo registro de bens imateriais, fortalecendo saberes e fazeres tradicionais e divulgando as manifestações culturais.
Surgido a partir da idealização e intermediação da professora da UFSCar, Dra. Dulcinéia de Fátima Ferreira, a fundação do Fórum contou ainda com a participação do pesquisador Ademir Barros dos Santos, do produtor e agente cultural Eufra Modesto, do historiador e professor Carlos Carvalho Cavalheiro, do músico e sambista Claudio da Silva e do produtor Leandro Toledo, além de diversos coletivos e grupos e interessados.
Presente no lançamento do Fórum, a Secretária de Cultura de Sorocaba, Jaqueline Gomes da Silva salientou a importância da iniciativa e colocou-se à disposição em estabelecer parcerias e interlocuções junto ao Fórum. Apresentou a plataforma do Mapeamento Cultural como uma das ferramentas disponíveis para os produtores culturais e incentivou a participação do Fórum junto ao Conselho Municipal de Cultura.
As cidades de Araçoiaba da Serra e Jundiaí também tiveram representantes no lançamento, mostrando o interesse regional pela constituição do Fórum.
Durante o evento foi lida a Carta de Princípios, a qual foi assinada pelas pessoas e grupos presentes.
Apesar de não possuir formalidade oficial, o Fórum pretende atuar estabelecendo articulações com o Poder Público de todas as instâncias, bem como mapear e divulgar as políticas de fomento, atuar na proteção e preservação do patrimônio cultural imaterial.
Todos os interessados em participar do Fórum são bem vindos.
O contato com o Fórum pode ser estabelecido via Facebook: https://www. facebook.com/ forumdeculturapopularetradicio naldaregiaosorocaba/?fref=ts,
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.