Com roteiro e direção de Marcia Abujamra, peça tem nova apresentação seguida de bate-papo no dia 6 de abril, às 20h
Em 2021, a encenadora Marcia Abujamra e o ator Elias Andreato reinventaram o espetáculo O Veneno do Teatro, que foi originalmente escrito e era interpretado pelo saudoso ator, diretor, apresentador e intelectual Antônio Abujamra (1932-2015), como uma forma de homenageá-lo. Agora, o trabalho ganha uma nova apresentação online e gratuita, seguida de bate-papo, no dia 6 de abril, às 20h, por meio deste link aqui.
A montagem integrou a programação “Antônio Abujamra – A Voz do Provocador”, promovida pelo Itaú́ Cultural em comemoração aos 30 anos da fundação da Cia. Os Fodidos Privilegiados, criada por essa importante figura para o teatro, o cinema e a televisão brasileiros.
Ao longo de mais de dez anos, Antônio Abujamra encenou três versões de “O Veneno do Teatro”: a peça estreou com esse nome em 1996 e tinha participação de André Abujamra; em 1997, o solo passou a chamar “A Voz do Provocador”; e uma nova versão com o título de “provocador@” estreou em 2001 (e circulou até 2010), com participação dos atores da Cia. Os Fodidos Privilegiados.
O espetáculo era essencialmente íntimo e biográfico, pois combinava histórias reais da vida do apresentador, poemas e textos de diferentes autores que ele interpretava e seus pensamentos sobre o teatro e a televisão no Brasil.
“Nossa releitura/recriação apresenta trechos dessas histórias biográficas presentes no original de Abujamra, acrescenta vídeos de fragmentos de espetáculos que ele dirigiu, apresenta uma cena de um desses trabalhos interpretada por Andreato e fica completa com alguns depoimentos de outros artistas sobre Abu”, comenta a diretora e sobrinha do homenageado.
Sobre Antônio Abujamra
Conhecido pelo humor ácido e pelo espírito crítico, cético e provocativo, Antônio Abujamra (1932-2015) foi ator, diretor, crítico teatral, apresentador de TV e tradutor. Ele é considerado um dos grandes artistas responsáveis pela renovação cênica dos anos de 1960 e 1970.
Formado em filosofia e jornalismo pela PUC do Rio Grande do Sul em 1957, Abujamra começou a trabalhar como crítico teatral e fez seus primeiros trabalhos como ator e diretor no Teatro Universitário, entre 1955 e 1958.
Ao longo de sua trajetória nos palcos, passou por grandes companhias, como o Teatro Oficina e o TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, e participou da fundação dos grupos Decisão, em 1963, ao lado de Antônio Ghigonetto (1930-2010) e Emílio Di Biasi (1939-2020); e Os Fodidos Privilegiados em 1991, que recebeu importantes prêmios.
Abujamra também trabalhou como diretor e ator de televisão, em novelas, especiais, programas educativos e teleteatros. E ficou bastante conhecido pelo grande público ao apresentar o programa de entrevistas “Provocações”, na TV Cultura, entre os anos de 2000 e 2015.
Para saber mais sobre a trajetória de Antônio Abujamra, leia o verbete sobre ele na Enciclopédia Itaú Cultural, disponível aqui.
Sinopse
A diretora Marcia Abujamra e o ator Elias Adreato recriam o espetáculo O Veneno do Teatro, encenado originalmente pelo grande ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra (1932-2015). A peça reúne trechos das histórias biográficas do homenageado, vídeos de fragmentos de espetáculos dirigidos por ele e depoimentos de outros artistas sobre Abu.
Ficha Técnica
Roteiro e direção: Marcia Abujamra
Interpretação: Elias Andreato
Iluminação: Wagner Freire
Edição de Vídeo: Caio Rodriguez Montemor
Produção e administração: Mauricio I. Freitas – produção/administração
Assessoria de Imprensa: Helô Cintra e Douglas Picchetti – Pombo Correio
Serviço
O Veneno do Teatro, de Marcia Abujamra
Apresentação seguida de bate-papo: 6 de abril, às 20h
Ingressos: grátis, assista pelo link https://us02web.zoom.us/j/86022686214
- Meu cupido - 14 de novembro de 2024
- Chuva que acalma - 28 de outubro de 2024
- O amor que ficou - 10 de outubro de 2024
Verônica Kelly Moreira Coelho, natural de Caratinga/ MG, é mais conhecida no meio cultural e acadêmico como Verônica Moreira. Autora dos livros ‘Jardim das Amoreiras’ e ‘Vekinha Em… O Mistério do Coco’. Baronesa da Augustissima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Acadêmica Internacional e Comendadora da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes e Delegada Cultural. Acadêmica Correspondente da ACL- Academia Cruzeirense de Letras. Acadêmica da ACL- Academia Caxambuense de letras. Acadêmica Internacional da AILB. Acadêmica Efetiva da ACL- Academia Caratinguense de Letras. Acadêmica Fundadora da AICLAB e Diretora de Cultura. Embaixadora da paz pela OMDDH. Editora Setorial de Eventos e colunista do Jornal Cultural ROL e colunista da Revista Internacional The Bard. Coautora de várias antologias e coorganizadora das seguintes antologias: homenagem ao Bicentenário do romancista e filosofo russo Fiódor Dostoiévski, Tributo aos Grandes Nomes da Literatura Universal e Antologia ROLiana. Instagram: @baronesa.veronicamoreira