As Irmãs Fox foram três mulheres que, nos Estados Unidos da América, tiveram um importante papel na gênese do moderno espiritualismo ocidental
O Teatro Escola Mario Persico apresenta As Irmãs Fox. O espetáculo é o resultado de intensa pesquisa de Ivone Martins. Apesar disso, a história é transmitida de uma forma leve, inteligente e envolvente. A autora se utiliza de linguagem simples e faz boa descrição dos fatos, que vão muito além de uma simples apresentação burocrática, abordando os mais variados aspectos. Explora o contexto social da época e relaciona-o às ocorrências históricas; desenvolve o perfil psicológico das irmãs Kate, Maggie e Leah e, em menor medida, da sociedade; discute ainda a importância da questão espiritual. Enfim, é um trabalho completo e harmonioso.
O tumultuado relacionamento entre as irmãs, o romance frustrado de Kate, os três casamentos de Leah, as sessões realizadas com cobrança de ingressos são temas abordados pela autora.
As Irmãs Fox foram três mulheres que, nos Estados Unidos da América tiveram um importante papel na gênese do Moderno Espiritualismo Ocidental. As irmãs eram Katherine “Kate” Fox, Leah Fox e Margaret “Maggie”. A importância das irmãs se deve ao fato que elas foram as primeiras a estabelecer algum tipo de contato entre espíritos e encarnados.
Após o dia 31 de março de 1848, em que os fenômenos se mostraram com maior intensidade e chamaram a atenção para a casa da Família Fox, as três meninas padeceram humilhações e situações vexatórias.
O espetáculo descreve o suplício pelo qual passaram, sendo tocadas, atadas, manipuladas e manuseadas. Examinadas por um comitê de mulheres, com total invasão de sua intimidade, somente seus soluços em alto volume permitiram que um fim fosse colocado àquela investigação, que objetivava encontrar instrumentos como bolinhas de chumbo, que pudessem ser as causadoras dos ruídos.
A autora é pródiga em detalhes, narrando como a imprensa da época tratava as questões, tanto quanto apresenta a variedade dos fenômenos mediúnicos das irmãs
A pressão psicológica sobre as três irmãs, sua fraqueza para o álcool e, segundo boatos, por outras drogas, são abordadas. Narra algumas dissensões entre elas, as sessões que Kate realizou sozinha, servindo a determinados interesses.
Contudo, diga-se, é um verdadeiro resgate histórico dessas três médiuns, que movimentaram a opinião pública, que atraíram para si olhares de sábios e pesquisadores sérios, que atestaram da Imortalidade do Espírito, apesar de suas vidas cheias de contradições e idiossincrasias, construindo uma ponte espiritual entre Estados Unidos e Europa e cujas águas vieram desembocar aqui, ao sul do Equador, num Brasil ecumênico, espiritualizado, cheio de manifestações de fé.
O espetáculo dirigido por Mario Persico, conta com um elenco de 30 atores.
Iluminação e sonoplastia: Jeferson Pereira
Texto: Ivone Martins
Direção: Mario Persico
Fotos: José Alexandre B. Valentim
Serviço:
Espetáculo: As Irmãs Fox
Data: 12 e 26/02/23
Local: Teatro Escola Mario Persico
Sala Carlos R. Mantovani
Horário: 19h00
Ingressos: R$ 15,00 (Preço Único)
Endereço: Rua da Penha, 823
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024